Médicos recém-formados buscam alternativas para começo de carreira; confira dicas

O Coworking é uma das estratégias que os novos médicos têm utilizado para começar a carreira profissional. Área da saúde tem crescido no Brasil, mas o gasto com ela ainda é alto no Brasil.

Segundo dados da ProvMed 2030, parceria entre o Ministério da Saúde, a USP e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a classe médica brasileira está cada dia mais jovem.

Ao mesmo tempo em que o número de profissionais tem aumentado cada vez mais, em 2010 eram 315.902, passados dez anos, em 2020 o número passou para 487.275 profissionais.

A área médica continua sendo a “menina dos olhos” de muitos estudantes, ao mesmo tempo em que exige um alto investimento de tempo e também financeiro.

Afinal é necessário montar consultórios, comprar equipamentos, investir em funcionários, entre outras questões.

Início da carreira médica

O início de nenhuma carreira é fácil, com o médico não é diferente, devido ao alto investimento com a montagem de consultórios, os profissionais têm aderido ao Coworking.

Essa prática é uma espécie de trabalho “coletivo”, em que as empresas buscam desenvolver o trabalho de forma conjunta; o que diminui gastos.

A médica Caroline Melo Magnani, de 34 anos, utilizou o Fies para fazer o curso de medicina, com bolsa de 50%, mas se viu refém dos plantões entre 2013 e 2018. Com o desejo de abrir seu próprio consultório, viu no Coworking uma alternativa para trabalhar para si.

“Só que aí eu realmente precisava de um espaço para trabalhar. E foi quando achei a Livance. Foi perfeito porque não tinha dívida mensal. Se tem paciente, você paga pela locação da sala. Se não tem, não paga”, comenta a médica obstetra Magnani.

Ela ainda comenta que esse é um espaço de troca, onde teve a oportunidade de discutir os casos que encontrava em seu consultório.

Hoje a Caroline já deixou esse modelo e possui dois consultórios próprios.

Mas, entende a importância de ações como essa para os profissionais no começo de carreira.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.