IR 2022: instituições financeiras devem entregar informes de rendimentos até dia 28/02

As empresas e instituições financeiras tem até o próximo dia 28, para entregar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes a 2021. Geralmente, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa no mês de março. O calendário ainda será comunicado pela Receita Federal.

Os informes não precisam obrigatoriamente ser enviados pelos Correios, podendo ser disponibilizados pela internet. É importante destacar que os empregadores ou bancos que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo determinado ou disponibilizarem com erros estarão sujeitos a pagamento de multa.

No informe de rendimentos devem constar os valores de todos os salários recebidos em 2021, além do 13º salário, e demais rendimentos que eventualmente foram recebidos, como participação nos lucros, por exemplo. 

Em casos de demissão no ano passado, será preciso reunir documentos comprobatórios, em uma via, com indicação da natureza e do valor total do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2021.

Este documento é primordial para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, já que é através do informe que a Receita Federal faz o cruzamento de dados para conferir o quanto você pagou de imposto durante o ano passado, além de identificar algum tipo de sonegação e irregularidade.

Se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, você precisa obter os informes de todas as instituições onde mantém recursos.

O que fazer se meu informe não chegar?

Caso não tenha recebido o documento por nenhum meio até o fim do prazo, o contribuinte deve deve contatar o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira que deixou de emitir o documento. Se, ainda assim, nada for feito, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

Ao receber seu informe de rendimentos, revise com muita atenção para conferir se todos os dados estão corretos e se os números batem com o montante que você pagou ou recebeu durante o ano passado. Isto é importante pois qualquer dado incorreto, pode acarretar problemas com a Receita Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.