PIS/Pasep 2022: novo grupo recebe o pagamento nesta terça-feira (15)

Governo Federal libera nova parcela do PIS/PASEP. A partir desta terça-feira (15), os trabalhadores nascidos em março terão acesso aos valores do abono salarial. O pagamento vem sendo realizado pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil, com permissão imediata para saque. Acompanhe os detalhes, abaixo.

PIS/Pasep 2022: novo grupo recebe o pagamento nesta terça-feira (15) (Imagem: FDR)
PIS/Pasep 2022: novo grupo recebe o pagamento nesta terça-feira (15) (Imagem: FDR)

Após um ano em suspensão, o governo federal retomou os depósitos do PIS/PASEP. O benefício é destinado para os cidadãos que atuam de carteira assinada, no serviço público ou privado. Para ter acesso, no entanto, é preciso cumprir as seguintes regras:

  • Estar cadastrado no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Receber até dois salários mínimos mensais em 2020
  • Trabalhar com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias (consecutivos ou não) em 2020
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Valores do PIS/PASEP

O pagamento tem um valor total de R$ 1.212. No entanto, a quantia só será integralmente concedida para quem tiver atuado de carteira assinada por todos os 12 meses. No caso de quem esteve por apenas um semestre, receberá 50%.

O depósito mínimo é de R$ 101, para os cidadãos que trabalharam somente por 12 meses.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP

Pagamentos do PIS

Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Pagamentos do PASEP

Final da inscrição Data do pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

 Como fazer o saque do PIS/PASEP?

Para quem atua no setor privado, o pagamento é gerenciado pela Caixa Econômica. Ou seja, o cidadão precisa ir até uma agência do banco e tirar a quantia. Já os servidores públicos recebem diretamente em suas contas do Banco do Brasil.

Em ambos os casos a permissão de saque é imediata. O trabalhador tem o direito de retirar totalmente a quantia, basta apresentar um cartão do banco ou documento oficial com foto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.