Dicas para te ajudar na inscrição do SiSU 2022

As inscrições no SiSU 2022 começam amanhã, 15. Os estudantes vão concorrer a mais de 200 mil vagas em instituições públicas de todo o país; confira as nossas dicas para te ajudar no momento de inscrição.

Dicas para te ajudar na inscrição do SiSU 2022; confira
Dicas para te ajudar na inscrição do SiSU 2022; confira (Imagem: FDR)

Começa amanhã, 15, as inscrições para o primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, através dele é possível conquistar uma vaga em um curso de graduação em instituições públicas de todo o país.

O processo de inscrição é simples, mas requer que o estudante tenha atenção a alguns pontos muito importantes.

Veja as nossas dicas para a inscrição no SiSU 2022

1. Defina o seu curso antes de acessar o sistema

A consulta de vagas serve exatamente para ajudar o estudante nesse momento, pois, ele consegue se programar e acessar o sistema já com suas decisões tomadas.

É importante lembrar que no SiSU cada estudante pode escolher duas opções de curso, se programe para isso também. Ah, a sua segunda opção deve ser um curso que você estudaria caso fosse selecionado.

2. Pesquise o seu curso

Sabe qual curso quer fazer? Pesquise as suas opções, em quais instituições aquela formação está disponível? Em qual instituição eu consigo estudar? Afinal, nem sempre o estudante tem a possibilidade de se mudar para longas distâncias para estudar.

Confira a nota de corte daquele curso naquela instituição.

3. Não deixe para se inscrever no último dia

Também por conta da nota de corte, é interessante que o estudante possa fazer a inscrição logo após a abertura, isso dá a ele maiores oportunidades de realizar trocas; uma opção de muitos estudantes tem adotado é fazer a inscrição no segundo dia.

Isso porque a partir do segundo dia já se tem uma nota de corte parcial, ou seja, já se tem uma noção de como está a concorrência para aquela formação desejada.

4. Acompanhe o sistema durante a inscrição

Nada de se inscrever e esperar apenas a divulgação do resultado final, viu. Veja a sua classificação parcial diariamente e, caso ache viável, faça trocas, escolha outra instituição.

A nota de corte parcial serve exatamente para isso, dar ao estudante uma direção quanto ao que ele deve fazer em sua inscrição.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.