Nubank ‘salva’ cliente de cair no golpe do PIX; saiba detalhes

O Nubank salvou uma cliente de  cair no golpe do PIX. Nos últimos tempos tem crescido o número e variações de golpes no sistema de pagamentos instantâneos.                                                                                                                                                                                      

 Desde a criação do PIX, golpistas tem se superado nos mais variados golpes aplicado dentro da plataforma. Dessa vez, o golpe em questão foi o do “robô do PIX”.

Propaganda do Robô do PIX

Depois da luta entre Whindersson Nunes e o boxeador Popó, o pugilista Acelino Popó Freitas realizou uma propaganda do Robô do PIX em suas redes sociais, durante a semana o assunto gerou bastante repercussão.

Dias depois, o boxeador ao participar do Flow Podcast contou que recebeu o valor de R$ 100 mil para promover a ferramenta. Entretanto, Popó revelou também que teria devolvido o valor recebido assim que foi alertado sobre o robô se tratar de um possível golpe.

Nubank salva cliente de cair no golpe

Ninguém está livre de cair em golpes, e por isso todo o cuidado e atenção são necessários na hora de utilizar a ferramenta PIX. Investidores brasileiro tem contado com a ajuda de personalidades para alertar pessoas sobre o golpe do robô.

Entretanto, no último dia 5, foi o Nubank quem salvou uma cliente de cair no esquema. Através do Twitter, a cliente relatou que chegou a adquirir o Robô do PIX, mas pediu estorno dentro do período de 24h e ainda foi tratada mal pelo atendente. Confira o relato feito pela @itseugeniag  na rede social:

“o tal do robô do pix kkkkkk como que fui lesada em cair nessa? “solicitei o reembolso/estorno no mesmo dia, e eles não me retornaram em nada, e o número era o mesmo que estava no site que vc adquiri” dps disso me bloquearam #robôdopix cuidado”

 Após contar sua experiência, a vítima agradeceu, também pelo Twitter, ao Nubank que a ajudou na situação.

“Graças a Deus uso o melhor cartão, e eles resolveram esse problema ? amo meu roxinho @nubank”

O roxinho respondeu se colocando à disposição da cliente. 

Toda atenção é necessária

O Robô do PIX chamou a atenção pela estratégia de usar influencers para atrair clientes. Além disso, anúncios do Google também promovem o robô, a ferramenta pode ser encontrada através de busca na internet, a promessa é de que com o robô é possível ganhar dinheiro de forma automática, o robô funcionária como uma impressora de dinheiro. 

Em ofertas, o anúncio aparece vendendo o sistema por R$ 127. Nas propagandas existe ainda a informação de   que existem sorteios de PIX que os clientes podem ganhar.  

O sistema de pagamentos instantâneos é uma ferramenta nova que vem sendo alvo de golpes, inclusive de esquemas de pirâmides. Por essa razão, o Banco Central chegou a emitir um alerta sobre os casos.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.