Conheça o houpa!, marketplace de lojas de roupas do Brás e do Bom Retiro

O houpa! é o marketplace de lojas de roupas do Brás e do Bom Retiro. A startup ajuda nas vendas das pequenas confecções.

O empreendedor Mateo Kim é filho de um imigrante sul-coreano e cresceu observando o trabalho de sua família nas confecções. Imerso desde cedo no ambiente, Kim conhece as dificuldades dos empreendedores do mercado de moda do Brás e Bom Retiro, no estado de São Paulo.

Ao casar, Mateo ganhou de seu pai uma confecção de presente de casamento e pode conhecer mais a fundo o setor, agora como empreendedor, e foi assim que surgiu o houpa!.

O que é o houpa!

Ao perceber que o funcionamento do setor de confecções não se mostrava eficiente, Kim desenvolveu a startup houpa! para que os negócios ganhassem eficiência e os desperdícios fossem menores.

A startup foi fundada em 2018,  no ano de 2019 o faturamento foi de 9 milhões de reais. Em 2020 a plataforma vendeu 28 milhões de reais, já em 2021 foram cerca de 44 milhões de reais em peças de roupas, um crescimento de quase 60% comparado ao ano anterior.

Para o ano de 2022 a expectativa é que a plataforma venda ainda mais. A meta é que o volume de vendas dobre durante esse ano. 

Funcionamento da startup

A startup teve início com ideais e soluções desenvolvidas pelo próprio Kim, mas atualmente a empresa é gerida por sua esposa e possui uma equipe de tecnologia.

“Comecei a entender que precisava de um sistema de operação mais ágil. Eu não entendia muito de tecnologia então comecei com uma planilha de Excel”, disse Mateo Kim. O plano inicial era de trazer uma melhora para o desempenho das confecções familiares, mas a empresa expandiu seus serviços. 

A houpa! atua fortemente para reconhecer problemas de eficiência nas vendas. Segundo Kim, a lentidão na retirada dos pedidos gerava espera por parte dos clientes. A solução foi desenvolver o sistema com a ajuda da tecnologia do QR Code. “No atacado, muitas vezes o cliente entra em uma loja cheia, e as vendedoras não conseguem atender com rapidez. No nosso sistema, o cliente entra na loja, reserva seus produtos usando o QR Code e o sistema do Houpa, paga na hora, e depois só vai buscar o produto embalado”, explica o empreendedor.

O aplicativo houpa! está disponível para sistema Android e iOS.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.