Economia: setor de serviços teve crescimento de 10,9% em 2021

Desenvolvimento econômico. Nessa semana, o IBGE liberou uma pesquisa onde mostra as estatísticas do mercado nacional. De acordo com o levantamento, o setor de serviço cresceu em 10,9% durante todo o ano de 2021. Somente no mês de dezembro, foi possível registrar uma expansão de 1,4%. Confira.

A economia nacional vem sentindo os impactos do novo coronavírus. Diversos segmentos tiveram suas atividades afetadas, mas o setor de serviços conseguiu mostrar números positivos. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o fechamento de 2021 ficou acima da previsão.

Superação da pandemia na área de serviços

Diante do crescimento de 10,9%, é possível acreditar que nos próximos meses o segmento se mantenha ainda mais em evolução. Comparado com dezembro de 2020, a rentabilidade foi de 10,4% a mais. Já o acumulado dos últimos 12 meses foi de 9,5%. Isso implica dizer que houve uma constância no crescimento.

“Nos primeiros meses de 2020, o setor de serviços foi duramente afetado em função da necessidade de isolamento social e do fechamento dos estabelecimentos que prestavam serviços de caráter presencial. Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial”, disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

O gestor relembra ainda que houve uma alta em todas as atividades durante o fim do ano.

“É a segunda vez na série que todas as atividades crescem simultaneamente. Dos dez anos da série, o setor fechou positivo em cinco (2012, 2013, 2014, 2019 e 2021), e, desses cinco, apenas em 2012 e 2021 houve crescimento em todas as atividades”, disse.

Demais indicativos

O relatório apresenta ainda o crescimento nas seguintes atividades: serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%); serviços prestados às famílias (18,2%); e outros serviços (5,0%).

Desse modo, espera-se que nos próximos meses o número de contratações e lucratividade do setor permaneça em alta. A população deverá ser beneficiada mediante as possibilidades de emprego.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.