Ações da empresa-mãe da Google serão negociadas a um preço muito mais barato em breve

Reprodução Google

A Alphabet, empresa-mãe da Google, anunciou que foram aprovados os planos para a divisão  das suas ações.

Na terça-feira, a empresa-mãe da Google – a Alphabet –  anunciou o desdobramento das suas ações em 20. Este anúncio levou a um aumento do valor das ações da empresa em mais de 9% e apanhou alguns investidores de surpresa.

A notícia de que o desdobramento das ações iria acontecer foi ao encontro daquilo que alguns investidores esperavam, principalmente depois de outras empresas extremamente valiosas, como a Apple e a  Tesla também optaram por fazê-lo.

Como funciona um desdobramento?

O desdobramento de ações é um fenômeno cada vez mais comum nos mercados. Este mecanismo permite às empresas alcançarem mais investidores ao repartir o valor das ações normais.

Dessa forma, a empresa emite mais ações para seus acionistas atuais sem diluir o valor de suas participações. Por outras palavras, um desdobramento de ações aumenta o número de ações em circulação e diminui o valor individual de cada ação. Enquanto o número de ações em circulação muda, a avaliação geral da empresa e o valor da participação de cada acionista permanece o mesmo.

Na prática, se o desdobramento acontecesse com a valorização atual, o custo de cada ação passaria de $2.752,88 para $137,64, e cada titular existente receberia 19 ações adicionais por cada uma das que possuírem.

Por que a Alphabet decidiu dividir suas ações?

Neste momento, a Alphabet tem as ações mais caras do mercado (cerca de $3.000 cada) o que a torna de difícil aquisição para a maioria das pessoas.

Ao desdobrar as ações, o seu o preço ficará mais atraente e alcançável para um maior número de pessoas levando a que a empresa consiga atingir maior liquidez. Novamente, em termos práticos uma pessoa pode pode não conseguir comprar uma ação da Alphabet por $2.752,88 mas pode comprar um vigésimo da ação por $137,64.

Ao garantir mais liquidez das ações, a empresa irá se tornar mais atraente para o mercado além de atingir determinados objetivos e requisitos traçados pelos reguladores dos mercados.

O que muda e quais as vantagens?

A resposta é simples: nada vai mudar. Sim, na realidade não existe nenhuma verdadeira vantagem para os investidores que já têm ações da empresa.

Vejamos, no caso do desdobramento da Alphabet. o investidor terá 20 ações mas elas estarão valendo o mesmo que uma ação vale atualmente, portanto acaba se equilibrando e não havendo nenhum ganho a mais.

No entanto, a vantagem existe para aqueles que ainda não são investidores e eventualmente para os investidores atuais. Como mencionado, um desdobramento de ações pode ser motivo suficiente para aumentar a procura de uma determinada ação e, consequentemente, um acréscimo no seu valor.

Ao criar estas movimentações no mercado e com mais pessoas capazes de comprarem uma ação, isso pode aumentar o seu preço, o que, por sua vez, pode realmente aumentar o valor de uma empresa.

Não existe um limite de vezes que uma empresa pode utilizar este mecanismo mas, à medida que as empresas atingem valores históricos cada vez mais rápido, é provável que este fenômeno torne-se ainda mais frequente.

Conclusão

O anúncio de desdobramento das ações da Alphabet, a empresa-mãe da Google, na prática, vai dividir as ações atuais em 20.

Este mecanismo não impacta diretamente os acionistas da empresa, mas traz vantagens por uma espécie de efeito bola de neve: inicialmente atrai pequenos investidores que não estariam dispostos a oferecer tanto por uma ação, o que, por sua vez, agrega liquidez à empresa, tornando-a mais atraente e aumentando a demanda, o que acaba por levar a um aumento no valor da empresa.

Os desdobramentos são uma ótima forma de alguém iniciar no mundo de investimento sem grande experiência pois permitem fazer compras de baixo valor de ações de empresas multinacionais conhecidas mundialmente, reduzindo o risco que é grande nos mercados financeiros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!