Já ouviu falar de Gastos Fantasmas? Veja como evitar que eles detonem seu bolso!

Você tem a impressão de que nem gasta tanto dinheiro, mas mesmo assim está sempre sem dinheiro? Possivelmente você está sendo vítima dos gastos fantasmas. Leia este artigo até o final para descobrir o que são os gastos fantasmas e como evitar que eles detonem seu bolso!

O que são gastos fantasmas

Os gastos fantasmas são aquelas despesas que acabam acontecendo no dia a dia, mas não estão contempladas no seu planejamento financeiro mensal. Se você costuma fazer um orçamento com a previsão de receitas e despesas do mês, é possível, inclusive, que haja uma projeção de sobrar dinheiro ao final do mês. Mas na realidade, você acaba entrando no cheque especial e ficando endividado.

Se você nunca fez um orçamento, provavelmente, você não tem sequer clareza do quanto você ganha nem de quanto você gasta e a sua vida financeira deve estar bem bagunçada. Para fazer seu orçamento, você pode usar um caderno, uma planilha ou até mesmo um sistema de gerenciamento financeiro online.

O seu orçamento deve ser algo simples. Nele você deve lançar a projeção de todas as suas receitas e dos seus gastos, de acordo com algumas categorias, como por exemplo, gastos com moradia, com alimentação, com educação, com transporte, e também, os gastos variáveis, como gastos com lazer, com vestuário, e outras despesas extraordinárias.

Depois de lançar o seu planejamento, você precisará lançar os valores das receitas e despesas que foram efetivamente realizadas. Assim, você poderá fazer ajustes no seu planejamento financeiro a cada mês e evitar passar por apertos e sustos.

Os gastos fantasmas geralmente são pequenos valores que vão sendo gastos fora do planejado mas que quando somados, totalizam um valor bem alto que é responsável por rombos no seu orçamento.

Algumas pessoas podem chegar a gastar até 20 a 30% do salário em coisas que elas nem percebem. São pequenos gastos ao longo do mês, como por exemplo, a água que você compra no sinal, aquele lanchinho que você come no intervalo do trabalho, um presentinho que seu filho pediu para comprar naquele passeio que vocês fizeram no shopping etc.

Como identificar os gastos fantasmas

Para identificar quais são os seus gastos fantasmas, a sugestão é que você anote todos os gastos extraordinários e não planejados ao longo de uma semana. Anote tudo, desde o chocolatinho que você comprou na banca de jornal àquele sapato lindo que você comprou na sua loja preferida. Se não estava planejado, você deve anotar.

Fazendo este exercício, você vai perceber como incrivelmente a gente não se dá conta de como aquelas despesas pequenininhas ao longo do mês representam um gasto imenso que podem fazer um rombo no seu orçamento.

Os gastos fantasmas podem acabar impedindo que você realize seus sonhos. Eles podem impedir aquela viagem de férias com a família, ou a tão sonhada troca de carro, ou aquele curso que você quer tanto fazer etc.

Então, mãos à obra! Aplique o exercício proposto e depois defina os seus gastos prioritários e as suas metas financeiras. Espante esses fantasmas para bem longe dos seus sonhos!

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.