Enem: MEC antecipa liberação dos resultados; saiba como consultar

Pegando a todos de surpresa, o MEC antecipou a divulgação do resultado do Enem 2021. Exame é importantíssimo para quem deseja concorrer a vagas em cursos de graduação.

Enem: MEC antecipa liberação dos resultados; saiba como consultar
Enem: MEC antecipa liberação dos resultados; saiba como consultar (Imagem: FDR)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 já está disponível para consulta após a antecipação da divulgação do desempenho dos estudantes; essa atitude do MEC pegou a todos de surpresa, pois, pelo calendário o resultado seria divulgado apenas amanhã, 11.

Com o Enem os estudantes podem se inscrever para participarem do Prouni, SiSU, Fies, além das seleções internas feitas pelas próprias instituições de ensino.

Consulta ao resultado do Enem

A consulta ao desempenho individual é feita através do mesmo site em que os estudantes se inscreveram para participarem do exame, ou seja, a Página do Participante.

Na página é necessário inserir o número do CPF e o a senha já cadastrada no portal durante a inscrição para realizar o login.

Nesse primeiro momento após a divulgação do resultado é comum que o sistema fique sobrecarregado por conta do grande número de acessos simultâneos, o que pode ocasionar falhas e lentidão; mas, tenha paciência que esses problemas não duram muito tempo.

Não lembra sua senha de acesso? Não tem problema, você pode recuperar ela rapidamente, para isso basta seguir os passos abaixo:

Os dados de acesso são “migrados” da conta gov.com, assim, para recuperar a senha você precisa acessar a plataforma gov.br, ao carregar você verá um espaço para digitar o seu CPF; basta digitar o número do documento e clicar em avançar.

Na página seguinte deve ser pedida a senha de acesso, mas há a opção “Esqueci minha senha”.

Clicando nela você terá as opções para recuperar o acesso:

Através do aplicativo Meu gov.br, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto – SMS.

Basta preencher os campos solicitados com os dados de recuperação de senha e você poderá inserir uma nova senha de acesso ao sistema; lembrando que a conta gov.com é importantíssima, pois, através dela você tem acesso a diversos serviços.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.