Resultado do ENEM sai nessa sexta (11); confira onde e como consultar

A espera pelo resultado do ENEM 2021 termina na próxima sexta-feira, 11, quando o INEP vai divulgar o resultado do exame. Com as notas os estudantes poderão participar de seleções para cursos de nível superior.

Resultado do ENEM sai nessa sexta (11); confira onde e como consultar
Resultado do ENEM sai nessa sexta (11); confira onde e como consultar (Imagem: FDR)

Na próxima sexta, 11, estudantes de todo o Brasil terão acesso ao resultado da aplicação de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio.

Esse pode ser o início da realização de um sonho, já que a nota do exame é usada nas seleções para cursos superiores.

Como consultar a nota do ENEM 2021?

A consulta é feita com o número do CPF e o a senha já cadastrada pelo estudante quando ele fez sua inscrição. Para ter acesso ao resultado é necessário acessar a Página do Participante e fazer o login.

É importante lembrar que nesse primeiro momento os estudantes terão acesso apenas as notas, posteriormente poderão acessar o espelho da redação, que é a correção dos textos produzidos.

Nos primeiros dias após a divulgação do resultado é comum que o sistema fique congestionado e o carregamento mais lento; mas, não é necessário se desesperar, isso, geralmente, é normalizado rapidamente. O importante é ter paciência na hora da consulta.

Formas de usar a nota do Enem 2021

Prouni

O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos de nível superior em instituições particulares de todo o país e reconhecidas pelo MEC. É possível conseguir bolsa integral (100%) ou parcial (50%).

Fies

O fies é o financiamento estudantil organizado pelo Governo Federal, nele há condições de o estudante pagar com juros zero ou com uma taxa mais baixa que os demais financiamentos.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada é uma forma de ingressar em instituições públicas (estaduais ou federais) em todo o Brasil sem ter que ir até a Universidade realizar o vestibular.

Ingresso em instituições portuguesas

Desde o ano de 2014 o Enem é aceito em instituições portuguesas localizadas em Coimbra e Algarve, por exemplo. As seleções são feitas pelas próprias instituições.

Vestibular complementar

Acontece quando a instituição realiza seu vestibular próprio, mas faz uso da nota do Enem para complemento da média, geralmente na primeira fase.

Ingresso interno

Muitas faculdades particulares fazem uso da nota do exame, de forma própria, para conceder descontos e até bolsas de estudo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.