Empresas de tecnologia oferecem soluções para combater o burnout; saiba mais

Preocupação com o adoecimento dos funcionários tem feito as empresas de tecnologia criarem ações. Síndrome é relacionada principalmente ao estresse do trabalho.

Empresas de tecnologia oferecem soluções para combater o burnout; saiba mais (Imagem: FDR)
Empresas de tecnologia oferecem soluções para combater o burnout; saiba mais (Imagem: FDR)

A Síndrome de Burnout é um esgotamento mental causado pelo estresse do trabalho.

As pessoas acometidas por ela podem apresentar exaustão mental, esgotamento físico, dores de cabeça frequentes, alterações no apetite, problemas gastrointestinais e dificuldades para dormir.

O número de pessoas acometidas por ela aqui no Brasil é tão alto que, de acordo com a International Stress Management Association, o país está atrás apenas do Japão em número de pessoas acometidas pelo esgotamento mental profissional.

Essa é uma das motivações que têm feito com que as startups focadas na área de saúde mental busquem alternativas para ajudar os profissionais a enfrentar esse problema.

É importante lembrar que nesse ano, a OMS classificou o burnout como uma doença ocupacional crônica, incluindo ela no Código internacional de Doenças, sob a sigla CID 11.

Empresas de tecnologia no combate a burnout

Um dos fatores que fez com que a síndrome piorasse foi a pandemia, a necessidade de uso de novas tecnologias, incertezas com o futuro, perdas de emprego e luto, são questões que podem desencadear o burnout.

Pensando em usar a tecnologia como ferramenta que pode auxiliar no processo de recuperação das pessoas, algumas healthtechs focaram suas forças na saúde mental dos seus associados.

A Vittude é uma delas, a startup conta com 700 psicólogos e cerca de 300 empresas atendidas, entre elas algumas bastante conhecidas, como o Grupo Boticário e o Banco do Brasil.

“Com a pandemia, o tema de saúde mental ficou mais latente em empresas, e muitas passaram a se preocupar com o tema. Por outro lado, se pensarmos nas cerca de 18 milhões de empresas no Brasil, algumas centenas estão fazendo alguma coisa diferente, enquanto as outras estão patinando no tema”, diz Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da plataforma de terapia online Vittude.

A Zenklub é outra empresa preocupada com a saúde mental dos brasileiros.

E para atender os associados conta com um time de 700 profissionais que incluem psicólogos, psicanalistas, facilitadores de meditação e coaches.

Além de conteúdo que inclui jornadas em audio tratando temas como sono, e podcasts com participações de personalidades que falam sobre temas de saúde mental.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.