Auxílio Brasil não será creditado junto com o vale-gás; confira pagamentos

Ao contrário do modelo adotado em janeiro, neste mês o Governo Federal não creditará as parcelas do Auxílio Brasil e vale-gás em conjunto. O cronograma do Auxílio Brasil está previsto para começar no dia 14 deste mês, amparando cerca de 17,6 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Auxílio Brasil não será creditado junto com o vale-gás; confira pagamentos
Auxílio Brasil não será creditado junto com o vale-gás; confira pagamentos. (Imagem: FDR)

No entanto, é preciso informar que o Governo Federal ainda não divulgou um calendário oficial de pagamentos do vale-gás, deixando o funcionamento do programa um tanto quanto incerto deste momento em diante. Desta maneira, acredita-se que o Palácio do Planalto esteja trabalhando com duas possibilidades.

A primeira é efetuar o pagamento do vale-gás para 108 mil famílias em fevereiro, e a segunda é agrupar todos os beneficiários junto ao calendário de pagamentos do mês de março. Ainda não ficou claro a maneira exata como o benefício tem sido distribuído entre o total de beneficiários, tendo em vista que a instrução original é de que o recurso seria liberado bimestralmente.

Assim, tendo em vista que os beneficiários já receberam o vale-gás em janeiro, não deveria ser esperado um pagamento seguido neste mês de fevereiro. O que gera dúvidas neste cronograma é que algumas pessoas receberam a primeira parcela do benefício ainda em dezembro de 2021, fator que poderia justificar a liberação de parcelas neste período mensal.

Por hora, é preciso aguardar uma declaração oficial por parte do Ministério da Cidadania. Mas até lá, é válido reforçar que o vale-gás é uma ajuda de custo para que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir o botijão de gás de 13 kg e garantir o preparo adequado dos alimentos e evitar acidentes provocados por improvisos.

Para se tornar um beneficiário do vale-gás, é preciso se enquadrar nos seguintes critérios de elegibilidade:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal (CadÚnico), cujo a renda familiar mensal per capita é menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606); ou
  • Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social.

Caso o Governo Federal decida manter o cronograma de pagamentos do vale-gás em conjunto com o calendário do Auxílio Brasil para o mês de fevereiro, as famílias receberão o benefício nas seguintes datas:

  • NIS final 1: 14 de fevereiro;
  • NIS final 2: 15 de fevereiro;
  • NIS final 3: 16 de fevereiro;
  • NIS final 4: 17 de fevereiro;
  • NIS final 5: 18 de fevereiro;
  • NIS final 6: 21 de fevereiro;
  • NIS final 7: 22 de fevereiro;
  • NIS final 8: 23 de fevereiro;
  • NIS final 9: 24 de fevereiro;
  • NIS final 0: 25 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.