Com aumento da Selic, financiamentos já estão mais caros; confira comparativo

A Caixa Econômica elevou os juros cobrados por suas linhas de financiamentos imobiliários com recursos da poupança (SBPE). Segundo o banco, as taxas foram reajustadas em 23 de novembro de 2021, antes do aumento para 10,75% ano da Selic.

O banco também aplicou uma “adequação nas condições para aplicação de redutores”, que funcionam como mecanismos que permitem reduzir as taxas cobradas em financiamentos de mutuários fidelizados pela instituição.

Como acontece de costume, os outros bancos também reajustaram suas taxas em até 1 ponto percentual desde o fim de 2021. São esperados ainda novos ajustes, uma vez que na última quarta, 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic para 10,75% ao ano.

No caso da linha tradicional indexada à taxa referencial (TR), a Caixa atualizou a taxa de 8% ao ano até 8,99% ao ano acrescido da TR. No mês de novembro, as taxas cobradas partiam de 7,25% ao ano mais TR.

Por sua vez, a linha fixa terá taxas que partem de 9,75% ao ano. No mês de novembro, elas eram a partir de 9,5% ao ano.

No caso da linha atrelada a poupança, a Caixa disse ao G1, que os juros permanecem em 8,99% ao ano desde novembro do ano passado e que ela passará somente por uma “adequação nas condições para aplicação de redutores… a depender do relacionamento do cliente com o banco” e que “continuará tendo as melhores taxas de juros do mercado”.

A Caixa disse ainda que “a definição das taxas de juros se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito, variando de acordo com o perfil de relacionamento do cliente com a instituição”. O banco é atualmente o líder na concessão de crédito imobiliário no Brasil.

Demais bancos 

O Banco do Brasil disse que as suas taxas partem de 7,99% ao ano mais taxa referencial. Em novembro, elas estavam de 7,58% ao ano mais TR.

O Itaú, informou que em sua linha tradicional, os juros subiram de a partir de 8,3% mais TR para a partir de 9,1% mais TR em janeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.