SiSU 2022: MEC divulga cronograma; confira quando começam as inscrições

As inscrições no SiSU 2022 começam nas próximas semanas, inclusive a consulta de vagas já está disponível. Os estudantes poderão utilizar apenas a nota do Enem 2021 na seleção do programa.

SiSU 2022: MEC divulga cronograma; confira quando começam as inscrições
SiSU 2022: MEC divulga cronograma; confira quando começam as inscrições (Imagem: FDR)

O primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada de 2022 começa ainda nesse mês de fevereiro e o Ministério da Educação (MEC) já divulgou algumas informações importantes.    

Como o número total de vagas que estão disponíveis para os estudantes, serão ao todo 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior (tanto estaduais, quanto federais).

Os estudantes poderão escolher entre 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Cronograma SiSU 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

O MEC divulgou ontem a ampliação do período de comprovação de matriculas que agora segue até 8 de março.

Dicas SiSU 2022

1- Faça a consulta de vagas

Você tem a oportunidade de olhar com calma as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada e se programar para o momento de inscrição.

2- Olhe a nota de corte

Ainda que ela não garanta que você vai conquistar a vaga, é bom ter uma noção de como foram as últimas seleções do programa antes de se candidatar.

Uma boa ideia é utilizar simuladores que podem te mostrar a probabilidade de aprovação.

Dois bons simuladores são do Me Salva! e do Stoodi.

3- Saiba usar a segunda opção de curso

No SiSU você pode escolher até dois cursos, 1ª e 2ª opção, mas, nem todo mundo sabe que você pode escolher não preencher a segunda opção de curso ou utilizar a mesma opção.

Você pode até optar por utilizar Direito nas duas opções, mas em instituições diferentes ou turnos diferentes na mesma instituição.

De todo modo, é importante ter em mente que o seu primeiro curso precisa ser o que mais quer entrar, mas, a segunda opção deve ser um curso que você também gostaria de cursar.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.