Consulta de vagas do Prouni 2022 já está disponível

Com oferta de 273.001 bolsas, integrais e parciais, a consulta as vagas do Prouni 2022 já está disponível. As inscrições na seleção do primeiro semestre começam nesse mês de fevereiro.

Consulta de vagas do Prouni 2022 já está disponíve
Consulta de vagas do Prouni 2022 já está disponível (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) acaba de abrir a consulta as vagas do Programa Universidade Para Todos, essa pode ser a oportunidade de os estudantes escolherem em que instituição querem aplicar sua nota.

De acordo como o MEC essa é a maior edição do programa.

Isso porque tem o maior número de vagas disponíveis desde a sua criação em 2005. Para essa primeira seleção o Prouni tem disponíveis 273.001 bolsas, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais (50%).

Como consultar as vagas do Prouni 2022?

A forma com a consulta é feita no sistema é bem parecida com a consulta do SiSU, que também já é possível conferir as vagas para a primeira seleção desse ano, confira a baixo:

Para saber quais instituições e cursos disponíveis você precisa primeiro acessar o site do Programa Universidade Para Todos, feito isso basta clicar em “vagas”.

No portal você pode escolher entre pesquisar por curso, instituição ou município.

Ao clicar em um dessas opções uma caixa de diálogo deve ser aberta e você poderá escolher.

Por exemplo, o estado e depois o município em que pretende buscar a vaga.

Em todas as formas de pesquisa você terá o detalhamento do curso que pretende, com a quantidade de vagas, número destinado à reserva de vagas, entre outras informações.

Quem pode participar do Prouni 2022?

Para se inscrever o estudante precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter concluído todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, estando em exercício na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Além disso é necessário ter feito o Enem 2021 e alcançado nota superior a 450 pontos nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.