SiSU: Como consultar um curso ou universidade no site? Veja vagas para 2022

Antes mesmo de liberar o período de inscrições, o MEC já disponibilizou a consulta de vagas do SiSU 2022. É possível consultar por instituição, município ou curso; veja como.

SiSU: Como consultar um curso ou universidade no site? Veja vagas para 2022
SiSU: Como consultar um curso ou universidade no site? Veja vagas para 2022 (Imagem: FDR)

Desse a última segunda-feira, 31, a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada já está disponível para os estudantes e realizar esse procedimento com antecedência pode ajudar a se planejar melhor para a inscrição.

Apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 poderá participar desse processo seletivo de vagas em instituições públicas.

Como consultar as vagas do SiSU 2022?

O primeiro passo para fazer a consulta é acessa o portal do Sistema de Seleção Unificada, após isso é necessário clicar em “vagas”.

Com a nova página carregada você poderá escolher entre pesquisar pelo curso, pela instituição ou município em que se pretende estudar.

Ao clicar em um dessas opções uma caixa de diálogo deve ser aberta e você poderá escolher.

Por exemplo, o estado e depois o município em que pretende buscar a vaga. Clicando no curso você terá o detalhamento da oferta, a quantidade de vagas, número destinado à reserva de vagas, entre outras informações.

Todo o sistema foi pensado para ser de fácil acesso.

SiSU 2022

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa edição do Sistema de Seleção Unificada tem oferta de 221.790 vagas em instituições públicas.

Desse número total, 84,5% das oportunidades são em instituições federais (universidades e institutos).

Ao todo, os estudantes podem escolher entre 6.146 cursos de graduação de 125 instituições públicas de ensino superior.

Podem se inscrever apenas os estudantes que fizeram a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o Enem 2021, desde que não tenham zerado a redação ou as provas.

Além disso, pessoas que já possuem nível superior podem participar desse sistema, pois, não há restrições de públicos.

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.