SISU 2022: MEC disponibiliza consulta de vagas; inscrições começam em breve

Estudantes já podem consultar as vagas oferecidas no SiSU 2022. A seleção que deve utilizar a nota do Enem 2021 será aberta ainda nesse mês de fevereiro; saiba mais sobre o programa.

SISU 2022: MEC disponibiliza consulta de vagas; inscrições começam em breve
SISU 2022: MEC disponibiliza consulta de vagas; inscrições começam em breve (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação abriu a consulta as vagas do Sistema de Seção Unificada do primeiro semestre; esse momento é importante para os estudantes, pois, eles têm a oportunidade de consultar onde será oferecido o curso pretendido.

Além disso, é possível se programar para concorrer as vagas através da consulta das notas de corte.

SiSU 2022

Podem se inscrever apenas os estudantes que fizeram a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, o Enem 2021, desde que não tenham zerado a redação ou as provas.

Além disso, pessoas que já possuem nível superior podem participar desse sistema, pois, não há restrições de públicos.

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

O programa funciona com notas de corte.

Que são aquelas notas mínimas que um candidato precisa para determinado curso em uma instituição especifica, lembrando que esse mínimo não garante a vaga.

Olhar a nota de corte da última seleção pode ser uma boa estratégia para se programar e escolher a instituição.

Além disso é importante que o estudante confira a nota parcial enquanto a seleção estiver aberta.

Essa nota ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e de candidatos inscritos. Por isso algumas cosas precisa ficar claras para os candidatos:

  1. Durante o período de inscrição a nota de corte varia de um dia para o outro por conta da entrada e saída de candidatos.
  2. De um ano para o outro esse número pode ser diferente, justamente por depender da quantidade de inscritos e de vagas.
  3. A nota de corte varia de acordo com a modalidade da vaga, ou seja, em ampla concorrência ou nas vagas destinadas aos estudantes da escolha pública os números podem ser diferentes.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.