Santander anuncia emissão de boleto com opção de pagamento via PIX

O Santander Brasil saiu na frente e se tornou o primeiro banco do país a permitir que seus clientes pessoa jurídica emitam através do internet banking, boletos com a opção de pagamentos via PIX. A partir desta semana, as empresas já podem gerar documentos de cobrança com o QR Code como opção de pagamento para o pagador. 

O boleto continuará contando com o código de barras com as mesmas informações em todos os documentos emitidos pelo Santander para quem preferir utilizar esta forma de pagamento mais antiga. 

Esta novidade foi disponibilizada para todos os clientes PJ, sejam eles MEIs (microempreendedores individuais) ou grandes empresas. A nova funcionalidade recebeu o nome de Boleto SX e irá trazer vantagens tanto para os empresários como para quem paga o documento emitido pelo Santander.

Quando cliente opta por pagar um boleto através do código de barras, o tempo de compensação é de até dois dias úteis quando a operação é realizada entre bancos diferentes. Já quando o pagamento é realizado através do PIX, o valor é compensado no mesmo instante pela empresa.

É importante ressaltar que o controle de pagamento do documento, a conciliação bancária, fica disponível nos mesmos canais que a empresa já está acostumada a usar.

“O QR Code no boleto faz do pagamento uma transação de PIX com todos os benefícios que esse produto oferece, como a agilidade e a disponibilidade 24 horas por dia, nos sete dias da semana”, disse Cassio Schmitt, diretor do Segmento Pessoa Jurídica do Santander ao IG.

Sendo assim, quem opta por pagar o boleto através do PIX não precisa se preocupar com horário limite, ao contrário do pagamento via código de barras que é fixado às 23h. Pagamentos através do QR Code podem ser realizados a qualquer horário, desde que respeitem a data de vencimento do boleto.

“O PIX oferece uma forma mais fluída de pagar e, por essa razão, tem se popularizado cada vez mais”, disse Schmitt. Por fim, o executivo diz ainda que, para os clientes PJ do Santander, as taxas tendem a ser mais competitivas para pagamento de boletos por QR Code PIX do que pela emissão por código de barras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.