Novo Ensino Médio começa a ser implementado; confira o que vai mudar

A partir desse ano os estudantes passam a ter uma carga horária maior com a implementação do Novo Ensino Médio. As mudanças vão acontecer de forma gradativa até 2023; entenda melhor.

Nesse no começa a ser implementado o Novo Ensino Médio, que vai trazer algumas mudanças, de forma gradual, para os estudantes.

As mudanças não vão acontecer ao mesmo tempo em todas as três séries para não prejudicar nenhum estudante.

As diversas mudanças que passam a ser válidas nesse ano servirão para preparar o estudante para o ensino superior e também para o mercado de trabalho.

Mudanças do Noivo Ensino Médio

Aumento da carga horária:

Até então os estudantes passavam 4 horas diárias na escola e tinham uma carga horária anual de 800h; a partir desse ano eles devem ter aulas por 5 horas diárias, com isso a carga horária anual aumenta para 1.000h.

Em 2024 as turmas que estão hoje no primeiro ano do ensino médio, que serão as primeiras a viverem as mudanças, terão completado 3 mil horas letivas.

Mudança na grade curricular:

O modelo de ensino em que utilizávamos as disciplinas será abandonado e no lugar dele as escolas passarão a utilizar as áreas do conhecimento, aquelas mesmas já conhecidas dos participantes do Enem.

São elas:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Itinerários Formativos:

A LDB inclui, no ensino médio, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia; além de língua portuguesa e matemática que são obrigatórios nas três séries do ensino médio; essa parte corresponde a 60% da carga horária.

Os outros 40% serão formados pelos itinerários formativos, que são:

O conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Projeto de Vida:

O objetivo é ajudar realmente o estudante a projetar a sua vida.

Levando ele a compreender seus desejos para o futuro, ao mesmo tempo que entende como a escola pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Essa compreensão deve fazer com que o estudante escolha com maior clareza a sua futura profissão.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.