Correção do salário mínimo muda o valor dos benefícios federais, saiba quais são

Em tempos de crise econômica, ter educação financeira pode auxiliar na hora de organizar as contas de casa. O primeiro trimestre de todo ano, normalmente é marcado por uma série de despesas que resultam no aperto orçamentário. Material e matricula escolar, IPTU, IPVA, são algumas das cobranças obrigatórias para parte dos brasileiros. Abaixo, acompanhe dicas para evitar o endividamento.

Antes de pagar qualquer conta, é extremamente importante que você faça um planejamento financeiro. Em um papel ou planilha virtual, passe a anotar todas as despesas essenciais e não essenciais que já tem em mente. No caso do IPTU, IPVA e material escolar, por exemplo, são itens que precisam ser pagos.

Despesa fixa e despesa variável

A separação dos gastos fixos e variáveis irão te ajudar a entender o valor exato e aqueles acréscimos que podem surgir ao longo do mês. Inicia sua contabilidade pelos boletos e despesas como aluguel, IPTU, IPVA, entre outros, que são sempre a mesma quantia, sem possibilidade de alteração exceto haja juros por atraso.

Depois, tome nota das despesas que podem sofrer alterações, como conta de energia, feira e demais compras, gastos referentes a lazer, etc. Ao dividir esses dois grupos, fique atento aos prazos de vencimento de cada cobrança e assim você conseguirá separar os valores destinados a cada uma delas para evitar juros.

Crie seu próprio imposto

Essa dica é essencial para quem deseja acumular renda e fazer uma poupança. Se você ainda não se sente seguro para aplicações, não tem recursos o suficiente ou deseja guardar um valor mínimo mensal, a sugestão irá te ajudar.

Ao organizar as despesas fixas, citadas acima, estimule um valor x para lhe pagar todo mês. Ele não deve sofrer alterações e funciona como um boleto que você tem prazo para pagar. Uma ferramenta que pode ajudá-lo são plataformas financeiras como o Nubank, entre outras, que permite a criação de um carnê que ao ser pago o valor será repassado para sua conta, de preferência não utilizada diariamente.

A ideia é deixar essa quantia retida em um espaço que você não tenha acesso fácil, sem que se misture nos débitos da casa, para estimular seu próprio pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.