3 hábitos que te deixam endividado e você precisa mudar urgente!

Tomamos muitas decisões automáticas no nosso dia a dia, a maioria delas são fruto de hábitos que estabelecemos e sequer nos questionamos mais, porém, você tem certeza de que todos os seus hábitos são saudáveis? Leia este artigo até o final para conhecer 3 hábitos que podem estar te deixando endividado e você precisa mudar urgente!

Segundo o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, 40% das decisões que tomamos diariamente são hábitos. Decisões que em algum momento deixaram de ser complexas e se tornaram quase automáticas. Não precisamos raciocinar muito, apenas vamos lá e fazemos. 

Na nossa vida financeira, não é diferente. Queremos ter a tranquilidade para pagar todas as contas e ainda aproveitar a vida sem nenhuma dívida, mas vivemos comprando por impulso, sem nenhum planejamento, fazendo novos parcelamentos e sem o menor controle dos gastos. 

Não existe outro jeito. Para conquistar resultados diferentes na sua vida financeira, você precisará fazer coisas diferentes. Não dá para viver em paz com o dinheiro sem construir hábitos saudáveis e cuidar das suas finanças de forma madura.

Sua vida financeira é como uma horta, quando você presta atenção nela, regando, tirando as ervas daninhas e as pragas, inevitavelmente, ela vai crescer com saúde e dar bons frutos. 

O primeiro passo para construir novos hábitos financeiros é tomar consciência dos hábitos que podem estar prejudicando o seu bolso. 

Padrões familiares

A forma como os seus pais lidavam com o dinheiro influencia diretamente a forma como você lida com o dinheiro. Geralmente, se você admirava a forma como as finanças eram administradas no seu lar, a sua tendência é repetir o mesmo padrão. 

Mas se de alguma forma aquela administração financeira lhe causava algum desconforto, sensação de privação ou insegurança, a sua tendência é seguir um padrão totalmente oposto, o que não necessariamente implicará em uma vida financeira saudável e equilibrada.

Não ter critério para fazer seus gastos

Você precisa definir um critério para realizar os seus gastos. Talvez você tenha estabelecido o hábito de comprar tudo sem planejamento, simplesmente por que tem vontade ou se deparou com alguma promoção.

Ou está sempre usando o cartão de crédito mas sente dificuldade para controlar todos os gastos e pagar a fatura no vencimento. Se você tem o hábito de comprar tudo parcelado, esse controle pode ser ainda mais dificultado, pois você esquece o valor das parcelas que já foram comprometidas e continua fazendo novos gastos. Aí quando chega a fatura, você leva um baita susto e acaba se endividando.

Por outro lado, se você já acostumou a fazer gastos no presente considerando um dinheiro que você vai receber no futuro, você já deve ter enfrentado grandes apertos. 

Percebe como é fácil se endividar com esses hábitos?

Nunca ter nenhum dinheiro guardado 

Um orçamento financeiro equilibrado e saudável não deve contemplar apenas gastos. Mas é fundamental que você reserve valores para lidar com emergências e investir nos seus sonhos. 

Por este motivo, é aconselhável que você reserve ao menos 10% da sua renda para montar sua reserva de emergência e 20% para investir na realização dos seus sonhos e no seu patrimônio. 

É importante ressaltar que estes percentuais são apenas sugestões e eles podem e devem ser adaptados conforme a sua atual circunstância.  

Conclusão

Busque refletir se os seus hábitos financeiros estão de fato impulsionando a sua vida financeira ao progresso. Caso negativo, pense sobre atitudes que você pode aplicar para construir hábitos realmente saudáveis.

Você pode construir um novo padrão para a sua vida financeira e deixar um legado para os seus filhos. Você é capaz de aprender novas estratégias e mudar a sua realidade atual.

Ninguém nasceu sabendo administração financeira, todo mundo que é bem sucedido nessa área hoje teve que passar pelo processo de aprendizado. 

Se eles conseguiram, você também consegue. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Karem Ochsendorf
Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, e graduanda em Filosofia. Atualmente, pesquisa e trabalha como Educadora Financeira com mais de 10 anos de experiência no mercado. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como lidar com as finanças de maneira positiva.