- 7 das 10 melhores universidades latino-americanas são brasileiras.
- Apenas uma universidade é particular.
- A nota do Enem é aceita em todas as instituições da lista.
Ranking britânico elegeu 7 universidades brasileiras melhores da América Latina. A lista pode te ajudar a escolher a instituição em que você vai fazer a sua graduação; confira a lista completa e conheça cada universidade.
Escolher o curso de graduação pode ser mais fácil para o estudante se ele já souber em qual instituição deseja ingressar.
Pensando em te ajudar nessa decisão, trouxemos o ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo, com as 10 melhores universidades da américa latina.
A pesquisa foi feita ano passado o resultado divulgado em julho e a maior parte das instituições no topo da lista são públicas e brasileiras.
Confira abaixo a lista liderada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, tem a Instituto de Tecnologia de Monterrey (México) em quarto lugar e a Universidade do Chile em sexto.
Universidade de São Paulo (USP)
Segundo lugar na lista das melhores universidades do ranking latino-americano do Times Higher Education.
Criada em 1934, a USP é uma instituição pública mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.
A universidade oferece ao todo 183 cursos, em todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa.
A USP tem campus nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Santos.
As formas de ingresso são: o tradicional vestibular Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Universidade de Campinas (Unicamp)
3ª do ranking, a Unicamp foi criada em 1962 e possui três campis, em Campinas, Piracicaba e Limeira. A instituição conta com 60 cursos de graduação, além de especializações em diversas áreas.
As formas de ingresso são: Vestibular Unicamp e o ProFIS, já existentes, o Vestibular Indígena e os Editais ENEM-Unicamp e Edital Vagas Olímpicas.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Quinta universidade da lista, a UFMG conta com quatro campi Pampulha, campus Saúde, o campus regional em Montes Claros, o campus cultural da UFMG em Tiradentes.
Além da Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura que estão localizadas na região central de Belo Horizonte.
Criada em 1927 a universidade oferece ao todo 91 cursos de graduação, além das especializações, aperfeiçoamentos e atualizações.
As formas de ingresso são: SiSU, Vestibular Habilidades, Transferência, Obtenção de Novo Título, Reopção de curso, Refugiados, asilados políticos e apátridas, Matrícula de cortesia, Convênios internacionais e Disciplina isolada na graduação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
Fundada em 1941, a PUV-RJ tem 40 cursos de graduação; essa é a única instituição brasileira que não gratuita e está na lista na 7ª posição.
As formas de ingresso são: Vestibular, ENEM e Exames Internacionais – Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
8ª posição na lista, a UFRGS é uma instituição pública fundada em 1985.
E que conta com 86 cursos de graduação e opções de pós-graduação que incluem mestrados e doutorados.
A UFRGS tem cinco campi no Rio Grande do Sul: quatro localizados em Porto Alegre (Centro, Vale, Saúde e Olímpico) e um em Tramandaí.
As formas de ingresso são: vestibular e SiSU
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Fundada em 1933, a Unifesp tem 50 cursos de graduação, além de outros programas.
São cinco campis que estão localizados nas seguintes cidades paulistas:
São Paulo (capital), Diadema, São José dos Campos, Guarulhos, Osasco e Santos.
As formas de ingresso são: Enem e SiSU.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A UFRJ foi fundada em 1920 e ocupa a 10ª posição do ranking, ela é uma universidade pública bastante conhecida no país.
E conta com 176 cursos de graduação, oferecidos nas suas 29 unidades acadêmicas distribuídas em dois campi e em diversas localidades.
As formas de ingresso são: Teste de Habilidade Específica/Exame Nacional do Ensino Médio (THE/Enem) e SiSU.
Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.