Quais são as ações com melhores práticas sustentáveis? Confira o top 10 da B3

Na última sexta-feira (28), a B3 divulgou seu ranking do ISE B3 2021/22, índice de sustentabilidade da Bolsa. O índice abrange as empresas que adotam a agenda ESG (ambiental, social e governança, em português). Conforme o ranking, descubra quais são as ações com melhores práticas sustentáveis.

Quais são as ações com melhores práticas sustentáveis? Confira o top 10 da B3
Quais são as ações com melhores práticas sustentáveis? Confira o top 10 da B3 (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo a B3, o ISE B3, tem o objetivo de ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de companhias selecionadas pelo reconhecido comprometimento com a sustentabilidade ambiental.

O índice auxilia os investidores da tomada de decisão de aplicação. Além disso, o recurso auxilia as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade.

A B3 informa que o índice se destaca pela performance histórica acima dos índices apresentados pela Bolsa — e como gerador de boas práticas empresariais.

A carteira mais recente do ISE B3 foi anunciada em 1º de dezembro de 2021. Ela vigora de 3 de janeiro de 2022 a 30 de dezembro de 2022.

Na metade de 2021, a B3 alterou a metodologia do índice. Uma das principais modificações foi a divulgação pública das notas das companhias que aplicaram para integrar o ISE. Com isso, os investidores podem conferir dados mais apurados das companhias presentes.

Quais são as ações com melhores práticas sustentáveis?

O relatório do ISE B3 avalia as empresas dentro de cinco aspectos, considerando como ela lida com aquele tema. Estes são os temas: capital humano; modelo de negócio e inovação; governança corporativa e alta gestão; capital social e meio ambiente.

O índice ainda leva em conta o CDP (Carbon Disclosure Project). Esta é uma organização internacional que auxilia companhias a publicarem seu impacto ambiental. Sendo assim, o ISE também considera as notas das empresas no CDP.

Diante desses aspectos, as empresas com as maiores notas são:

  1. EDP – Energias do Brasil: nota 90,25
  2. Lojas Renner: nota 85,13
  3. Telefônica Brasil: nota 84,09
  4. CPFL Energia: nota 81,99
  5. Natura: nota 80,89
  6. Klabin Papel e celulose: nota 80,81
  7. Itaú Unibanco: nota 79,9
  8. Ambipar: nota 79,04
  9. Suzano: nota 78,79
  10. Engie Brasil: 78,22

A EDP, que lidera o ranking, teve a melhor nota no critério “meio ambiente”, com nota 96,57. Por outro lado, a empresa teve a pior nota em “capital humano”, de 76,91. Este segmento considera aspectos como saúde e segurança do trabalhador, práticas trabalhistas, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.