O Enem é hoje a principal forma de começar um curso de nível superior no Brasil e até mesmo no exterior. Em muitas instituições o exame já substitui o tradicional vestibular.
No próximo dia 11 de fevereiro o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os candidatos que poderão usar a nota como ingresso no ensino superior.
Para quem participou na condição de treineiro ainda será necessário aguardar um pouco para conferir o desempenho, que deve ser divulgado juntamente com a correção da prova de redação de todos os participantes.
Para consultar o desempenho basta acessar a Página do Participante.
Como é calculada a nota do Enem?
Sabia que o seu desempenho no exame não é calculado com base no número de questões acertadas? Isso mesmo, a nota do Enem não depende exclusivamente da quantidade de questões acertadas por um participante.
Mas, leva em consideração um outro aspecto muito importante, o nível da questão acerta, para entender melhor você precisa conhecer o método TRI, usado todos os anos na correção das provas.
Na Teoria de Resposta ao Item, a análise feita não é simplesmente do número de questões acertadas pelos candidatos, outros fatores também entram nessa conta.
Nesse método, cada questão é testada previamente por um grupo ode estudantes e então classificada em fáceis, médias e difíceis.
Esse teste acontece quando as perguntas entram para o banco de questões e não quando são selecionadas para as provas.
É esperado que o estudante acerte muitas questões fáceis. Daí então, parte a análise feita pelo TRI, quando ele acerta muitas questões classificadas como difíceis e erra muitas fáceis, o sistema entende que ele “chutou” e a nota acaba caindo.
Já a prova de redação é corrigida seguindo 5 competências, são elas:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Proposta de intervenção que respeite aos direitos humanos
Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.