TikTok vai ser pago? Confira como funcionará a assinatura do aplicativo

O TikTok é sem dúvida a rede social do momento. Com a grande adesão do público, mudanças também podem estar no caminho e com isso o questionamento “O TikTok vai ser pago?”. Confira como funcionará a assinatura do aplicativo.

Em 2021, o aplicativo se consolidou ainda mais no mercado e atingiu a incrível marca de 1,1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo o Brasil o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, responsável por mais de 10% do número total de downloads.

No último dia 20, o TikTok confirmou que o suporte para assinaturas pagas está em fase de teste, a mudança abre espaço para que criadores da plataforma cobrem por seus conteúdos.

Os detalhes que prevêem o início da cobrança ainda não são claros. Ainda não se sabe também informações referentes ao número de usuários que estão testando ou mesmo a possível estrutura de pagamento do serviço.

Conceito em teste

Por meio de um e-mail o porta-voz da rede social, Zachary Kizer, comunicou ao The Verge que as assinaturas ainda se tratam de um “conceito que está em teste”.

Ainda segundo Kizer, a empresa segue “pensando em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência no TikTok”. A principal dúvida é como a rede social pretende incluir o pagamento no seu modelo de negócio e continuar no patamar de bem sucedido que se encontra.

Para você

Um dos principais diferenciais do Tiktok é o seu algoritmo que leva conteúdos na guia “For You” e levanto criadores de conteúdo ao êxito no quesito alcançar seguidores.

Caso a “For You”, guia que em tese apresenta uma melhor seleção de conteúdos, passe a funcionar apenas para assinantes significa que ela não estará disponível para que o algoritmo se alimente, reduzindo assim o engajamento. 

A dificuldade é um desafio também para outras plataformas, como o Instagram, que já investe na ideia de teste de assinantes que podem receber conteúdos exclusivos de criadores e influencers.

Apesar de tudo, com as informações disponíveis até o momento, ainda não é possível prever o quanto os testes de pagamento devem impactar no modelo de negócio da plataforma.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.