Crescem as vendas no TikTok; saiba como utilizar o app para ganhar dinheiro

Pontos-chave
  • As redes sociais estão se tornando forte nas vendas das lojas;
  • O tik tok é um dos preferidos;
  • Isso pois o aplicativo não distribui a publicação por número de seguidores e sim pela qualidade do conteúdo.

Faz um tempo que as redes sociais se tornaram uma fonte de canais de vendas e de marketing para empresas, como o Tik Tok. As plataformas são populares entre os usuários, principalmente entre os jovens.

Nela as pessoas tem a  oportunidade de compartilhar informações, experiências com produtos, opiniões e isso acabou se tornando uma oportunidade para as empresas, com relação a estratégia digital.

O aplicativo do TikTok foi criado em 2016 e possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo um dos aplicativos mais utilizados do momento usado pelas empresas para realizar as chamadas publicidades.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza a rede social no mundo , que ficou ainda mais forte na pandemia. Porém, o bom engajamento da rede não é apenas aqui, mas no mundo todo. Cerca de 81% dos usuários brasileiros dizem acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia.

Os modelos de vídeos que a plataforma propõe aos criadores, como a criação de vídeos rápidos, favorece aqueles que estão na rede que podem receber a informação de forma rápida sem para muito tempo. E favorece ainda as marcas, que podem ter abordagem diferente da que teria em outras redes.

Uma das vantagens é que o algoritmo da rede social não faz a entrega do conteúdo de acordo com o tamanho do seu público e sim por conta da qualidade do seu conteúdo, isso valoriza os pequenos criadores que podem competir de forma mais leal com os grandes.

Dessa forma, até mesmo os pequenos e médios negócios podem tentar promover o seu produto. Isso fez com que algumas marcas tivessem mais pedidos em suas lojas e até um aumento em seu faturamento por usar a rede social.

O aplicativo oferece aos criadores edição dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade do uso de outros aplicativos. Além disso, a música pode ser adicionada no conteúdo no momento da gravação.

As hashtags são baseadas em temáticas ou nas mais populares e isso permite que as marcas coloquem seu conteúdo no feed dos usuários de forma mais interativa, criativa e isso acabou sendo uma oportunidade de canal comercial.

Vídeo participativo

De acordo com um relatório divulgado pela Sensor Tower, o aplicativo teve quase 65 milhões de downloads globais em março de 2020, pois na pandemia a rede teve um forte crescimento por conta do isolamento social e as dancinhas que viralizaram.

Esse sucesso da rede foi uma combinação, já que a platafoma une algumas características de outras redes como: Snapchat e Byte, que é a antiga Vine, além da rede mais bombada, o Instagram.

Com a criação de vídeos curtos que tenham de 15 segundo a 3 minutos, os usuários não precisam fazer uso de outro aplicativo para realizar edições nos vídeos, adicionar músicas e até capa. Tudo isso pode ser feito dentro do aplicativo, usando os seus próprios recursos.

Já os espectadores pode ver os vídeos e interagir nas publicações da forma como já acontece em outras redes, com os comentários e curtidas. O diferencial, é que no aplicativo podem ser realizados duetos e até responder comentários com vídeos, ferramenta adotada a poucos meses pelo concorrente Instagram.

As marcas utilizam dessa função para realizar lançamento de campanhas com participação dos usuários e isso faz com que as vendas aumentem por conta da rede.

Vídeos são usados para fazer com que as pessoas comprem os produtos da empresa, como se fossem comerciais de televisão. Nas redes as empresas usam isso para despertar desejo no público combinando o visual com o auditivo.

Isso gera vantagens como mais chances de realizar compartilhamento, aumentando as chances de viralizar o conteúdo fazendo com que ele seja entregue em grande escala para diferentes canais de comunicação, que vão além do tradicional que é a televisão.

Como vender anúncios no tik tok?

O TikTok for Business foi lançado em abril de 2021 no Brasil, como uma plataforma que permite as marcas criarem vídeos em redes sociais para divulgarem seu produtos e serviços.

É uma forma de dar visibilidade para um produto ou até ganhar mais seguidores para a sua loja, fazendo com que as marcas saíam da caixa e criem anúncios diferenciados com a intenção de criar um novo público ou até de atingir o seu público de outras formas.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.