Roubo de contas no Instagram: quanto os usuários estão pagando para recuperar suas contas?

Nas últimas semanas está tendo uma onda de golpes envolvendo o furto de contas no Instagram, após isso, os ladrões ainda realizam vendas em nome dos perfis. Essa história ganhou mais uma página,  com usuários pagando para recuperar os perfis roubados. 

Os valores, que normalmente giram em torno de algumas centenas de reais, podem ser cobrados por terceiros que oferecem serviços de recuperação na própria rede social ou até mesmo pelos próprios golpistas, como forma de obter lucro adicional com a prática.

Os casos são resultado de dificuldades em reaver a conta por meio do suporte da própria plataforma.

Como a primeira etapa do golpe sempre envolve a troca de e-mails e telefones celulares, bem como a ativação da autenticação em duas etapas pelos atacantes, a rede social precisa utilizar outros métodos para confirmar a identidade do dono original e suas alegações de furto da conta.

Como é a ação?

Os criminosos enviam uma solicitação por um perfil conhecido, enviam um link de verificação do Instagram em prol da validação em um sorteio que, na realidade, nunca existiu. O usuário perde o acesso a  conta no mesmo momento e, horas depois, anúncios falsos de venda de eletrodomésticos começam a ser feitos em seu nome.

Após isso, os ladrões ainda modificam as informações da rede da vítima,enquanto ela tenta recuperar o acesso ao perfil usando suas credenciais e e-mail originais.

Como recuperar sua conta?

Os  usuários precisam manter as informações atualizadas na plataforma, uma vez que solicitações de mudança serão enviadas a eles; em caso de pedido não autorizado de mudança de e-mail, basta clicar em “reverter essa alteração” para impedir o processo. Códigos de verificação também chegam no celular e podem servir para recuperar uma conta mesmo quando a senha já foi alterada.

Por fim, nos casos mais graves, a recomendação é o uso da Central de Ajuda do Instagram, por meio do link “Precisa de mais ajuda” que aparece na tela. Um e-mail diferente do usado anteriormente será solicitado para início do processo de verificação, que envolve biometria e demais questionamentos que garantam que o solicitante é, efetivamente, o dono original da conta furtada.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.