O projeto de criptomoeda do Facebook será descontinuado, a empresa deve vender os ativos para a Silvergate Capital.
A moeda digital da Meta Plataforma, Diem Association, terá suas atividades encerradas. Segundo o Wall Street Journal, a empresa deve vender os ativos por cerca de US$ 200 milhões para a Silvergate Capital.
Diem Association
O projeto da antiga Facebook, hoje Meta, estava em andamento há cerca de dois anos. A empresa veio a público revelar seus planos sobre a Diem em junho de 2019, naquele momento a moeda era chamada de Libra.
A intenção era utilizar a criptomoeda para expandir a marca rumo ao comércio eletrônico e de pagamentos globais. Entretanto o projeto sofreu fortemente com a oposição de formuladores de políticas monetárias, estes se mostravam receosos de que o controle sobre o sistema monetário fosse afetado, ocorressem crimes e a privacidade dos usuários fosse prejudicada.
Na tentativa de reformular o projeto em busca das aprovações, o Facebook mudou o nome da criptomoeda para Diem e ainda concentrou seu plano apenas nos Estados Unidos através de uma stablecoin lastreada no dólar estadunidense, recuando da ideia anterior de dimensão global.
A venda
A nova crise no projeto se fortaleceu com a saída do executivo de tecnologia financeira do Facebook, David Marcus, da empresa no fim de 2021. Marcus era responsável por supervisionar os esforços para o desenvolvimento do Diem.
Com tudo isso, o plano do CEO da agora Meta, Mark Zuckerberg, de desenvolver sua própria criptomoeda não vingou. Diante de pressões externas e desfalques na equipe, a empresa parece reconhecer que o projeto não irá para a frente.
A Diem Association terá um novo dono. Os ativos de tecnologia estão sendo vendidos para o banco Silvergate Capital por US$ 200 milhões, as informações são do WSJ. A venda é uma forma da Meta devolver o capital de investidores que estiveram por trás do projeto, como a Anchorage, Checkout.com, Spotify, Uber, entre outras.
Com a venda concretizada, os investidores receberão o capital investido, enquanto a Silvergate passará a ser a única empresa à frente do projeto da criptomoeda. Até o momento a venda se encontra em fase de negociação.