Polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários?

Após a Comissão de Valores decidir pela suspensão de dividendos do Maxi Renda, o mercado demonstrou preocupação sobre o futuro dos fundos imobiliários. Entenda se polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários.

Polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários?
Polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários? (Imagem: Montagem/FDR)

Baseado em demonstrações financeiras do Maxi Renda, A Comissão considerou que um fundo imobiliário não pode distribuir dividendos, caso tenha prejuízo contábil no período. Segundo dados de 2020, a carteira analisada registrou prejuízo.

Ao InfoMoney, o gestor de fundos estruturados da XP Asset Management, responsável pelo fundo, André Masetti, declara que o FII seguiu todas as regras estabelecidas pela CVM para a oferta de dividendos nos anos anteriores.

Apesar da interpretação, o gestor não acredita em impacto imediato da decisão no funcionamento do FII. Este fundo começou o ano com lucro. Assim, não seria preciso ficar meses sem distribuir dividendos para compensar prejuízo.

Conforme o gestor, o mercado de FIIs está insatisfeito com a avaliação da Comissão.  Os segmento deve buscar convencer o colegiado a rever a decisão.

Polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários?

O especialista em fundos imobiliários, Marcelo Fayh, em entrevista ao InfoMoney, demonstra preocupação com o impacto da medida sobre outros fundos. O maior temor vale para os fundos de “tijolo”, que aplicam diretamente em imóveis físicos.

Em relatório, a analista de fundos imobiliários da XP, Maria Fernada Violatti, e o head de alocação e fundos da XP Rodrigo Sgavioli, afirmam que, se a medida for implantada — e abranger os demais FIIs, “haverá um prejuízo para o mercado como um todo”.

O motivo, segundo analistas da XP, é que a decisão poderá mudar a dinâmica da distribuição de renda da classe. A medida ainda pode resultar em insegurança jurídica.

Em outras palavras, eles afirmam que os fundos “deixariam de ter recorrência na distribuição de dividendos, perdendo a essência do próprio produto”.

Os especialistas acreditam que a polêmica poderá causar maior volatilidade no mercado de fundos imobiliários nos próximos dias. De qualquer forma, eles ressaltam que não existe um posicionamento definitivo sobre a questão. Os gestores ainda poderão recorrer da decisão — e já indicaram que farão isso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.