Após a Comissão de Valores decidir pela suspensão de dividendos do Maxi Renda, o mercado demonstrou preocupação sobre o futuro dos fundos imobiliários. Entenda se polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários.
Baseado em demonstrações financeiras do Maxi Renda, A Comissão considerou que um fundo imobiliário não pode distribuir dividendos, caso tenha prejuízo contábil no período. Segundo dados de 2020, a carteira analisada registrou prejuízo.
Ao InfoMoney, o gestor de fundos estruturados da XP Asset Management, responsável pelo fundo, André Masetti, declara que o FII seguiu todas as regras estabelecidas pela CVM para a oferta de dividendos nos anos anteriores.
Apesar da interpretação, o gestor não acredita em impacto imediato da decisão no funcionamento do FII. Este fundo começou o ano com lucro. Assim, não seria preciso ficar meses sem distribuir dividendos para compensar prejuízo.
Conforme o gestor, o mercado de FIIs está insatisfeito com a avaliação da Comissão. Os segmento deve buscar convencer o colegiado a rever a decisão.
Polêmicas envolvendo os dividendos do Maxi Renda podem impactar outros fundos imobiliários?
O especialista em fundos imobiliários, Marcelo Fayh, em entrevista ao InfoMoney, demonstra preocupação com o impacto da medida sobre outros fundos. O maior temor vale para os fundos de “tijolo”, que aplicam diretamente em imóveis físicos.
Em relatório, a analista de fundos imobiliários da XP, Maria Fernada Violatti, e o head de alocação e fundos da XP Rodrigo Sgavioli, afirmam que, se a medida for implantada — e abranger os demais FIIs, “haverá um prejuízo para o mercado como um todo”.
O motivo, segundo analistas da XP, é que a decisão poderá mudar a dinâmica da distribuição de renda da classe. A medida ainda pode resultar em insegurança jurídica.
Em outras palavras, eles afirmam que os fundos “deixariam de ter recorrência na distribuição de dividendos, perdendo a essência do próprio produto”.
Os especialistas acreditam que a polêmica poderá causar maior volatilidade no mercado de fundos imobiliários nos próximos dias. De qualquer forma, eles ressaltam que não existe um posicionamento definitivo sobre a questão. Os gestores ainda poderão recorrer da decisão — e já indicaram que farão isso.