IPTU 2022: confira o calendário de pagamento de Palmas

A Prefeitura de Palmas (TO) divulgou na última terça (26) o calendário com as datas de pagamento do IPTU 2022. Neste ano, é possível conseguir até 20% de desconto no imposto e parcelar em até 10 vezes.

As guias do IPTU 2022 em Palmas podem ser emitidas através do site da prefeitura. Basta informar o CCI do imóvel (há a opção “pesquisar CCI”, para quem não sabe o número) e escolher o ano de exercício. Os imóveis edificados receberão a guia impressa via Correios e também há a possibilidade de emissão nas unidades do Resolve Palmas.

Os contribuintes podem conseguir dois descontos diferentes. Quem pagar o IPTU em cota única, até 15 de março, terá 10% de abatimento. Já aqueles que não possuírem débitos no imposto conseguirão 10% de desconto no valor total também.

Há ainda a opção de parcelar o pagamento em 10 vezes, mas sem desconto. Nesse caso, o valor mínimo para cada parcela é de R$ 79,40, o que corresponde a 20 Unidades Fiscais de Palmas (UFIP’s). Cada parcela vence no primeiro dia útil da segunda quinzena do mês, conforme calendário abaixo.

  • Cota única: 15 de março
  • 1ª parcela: 15 de março
  • 2ª parcela: 15 de abril
  • 3ª parcela: 16 de maio
  • 4ª parcela: 15 de junho
  • 5ª parcela: 15 de julho
  • 6ª parcela: 15 de agosto
  • 7ª parcela: 15 de setembro
  • 8ª parcela: 17 de outubro
  • 9ª parcela: 16 de novembro
  • 10ª parcela: 15 de dezembro

Lembrando que no valor do IPTU já estão inclusas a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e a Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip).

No ano passado, devido à pandemia, a Prefeitura de Palmas prorrogou o prazo para pagamento do imposto com desconto. Neste ano, contudo, não há previsão de prorrogação.

Isenção

Em Palmas, a isenção do IPTU é concedida sempre que o valor do imposto ficar abaixo de 50 UFIP’s, medida fiscal que esse ano tem o valor de R$ 3,97. Além disso, através do IPTU Social, idosos com mais de 65 anos, aposentados, pensionistas e deficientes físicos que não podem trabalhar também ficam isentos, desde que o valor do imposto seja inferior a 150 UFIP’s.

A prefeitura ainda divulgará a lista com os contemplados. Em 2021, foram 19,2 mil imóveis.

Quem deseja solicitar o benefício deve procurar uma unidade do Resolve Palmas e apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e comprovante da condição que dá direito à isenção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.