Aumento de preço dos testes de Covid-19 chega a 74%; confira dicas para economizar

No Rio de Janeiro, o Procon-RJ detectou um aumento nos preços de testes utilizados para detectar a Covid-19. Em uma drogaria localizada na Barra do Piraí, em menos de um mês, o preço do teste subiu 74%. O preço do exame antígeno cresceu de R$80 para R$139 e janeiro, por conta da grande procura.

Esta drogaria foi um dos 33 estabelecimentos fiscalizados na última terça, 25. Entre os locais visitados pelo Procon estavam farmácias, laboratórios, clínicas e distribuidoras, de dez municípios diferentes. O objetivo da vistoria foi o de detectar aumentos abusivos nos preços de exames de Influenza e Covid-19.

O Procon revelou que os outros locais vistoriados não comprovaram, durante a visita, os preços que estavam sendo cobrados anteriormente. Porém, mesmo assim, eles devem apresentar toda a documentação que comprove os valores cobrados pelos testes desde outubro do ano passado, para que seja possível verificar se de fato estão acontecendo cobranças abusivas.

O órgão esteve presente nas cidades: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Macaé, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo.

O Procon pediu ainda que os estabelecimentos informem quais foram os prazos estipulados para os consumidores no momento em que o exame foi feito, se as datas estão sendo obedecidas e quais medidas foram colocadas em prática para dar conta da grande demanda de maneira satisfatória.

Será preciso ainda informar se existe diferença no preço cobrado pelos testes entre uma região e outra e quais são os valores de custo dos exames.

Esta fiscalização do Procon-RJ focada em testes de Covid-19 não foi inédita. Na segunda 17, a entidade notificou 15 laboratórios após perceber um aumento nos preços.

Também foram detectadas pela fiscalização irregularidades como publicidade que pode levar o consumidor ao erro, falta de preço nos produtos ou serviços e a falta da lista atualizada de preço de medicamentos e do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Dicas para economizar

Se você precisa comprar os testes de Covid-19, busque comparar os preços antes de mais nada, pois vaas variações podem ser bem expressivas. Além disso, busque realizar o teste apenas se precisar. Por conta da alta demanda, muitos locais estão com os testes em falta.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.