Programa de Bolsa Permanência está com inscrições abertas para indígenas e quilombolas

MEC está com inscrições abertas no Programa de Bolsa Permanência que oferece auxílio financeiro aos estudantes. Podem se inscrever indígenas e quilombolas matriculados em cursos de nível superior.

Programa de Bolsa Permanência está com inscrições abertas para indígenas e quilombolas
Programa de Bolsa Permanência está com inscrições abertas para indígenas e quilombolas (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa Permanência voltada aos estudantes de nível superior federais indígenas e quilombolas.

O objetivo dessa iniciativa é descrito pelo MEC:

“Minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.

Programa de Bolsa Permanência do MEC

O valor da bolsa não foi informado pelo órgão, mas já se sabe que ele deve ser o mesmo, ou aproximadamente, ao que foi praticado no último edital, ou seja, R$ 900,00.

A definição do valor deve acontecer após a manifestação técnica das Secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação

Para participar o estudante precisa atender a todos os requisitos listados abaixo:

  • Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
  • Ter assinado o Termo de Compromisso;
  • Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

Além, é claro, de ser comprovadamente quilombola ou indígena. Beneficiários de outras bolsas ou auxílios podem se inscrever, como afirma o MEC na portaria do programa:

A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche criados por atos próprios das instituições federais de ensino superior”.

Inscrições

Os interessados em receber esse benefício devem realizar o cadastro diretamente no site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência até 28 de fevereiro.

Até o dia 31 de março as instituições de ensino deverão fazer a análise da documentação dos candidatos e a comprovação da veracidade das informações.

Para auxiliar os estudantes na realização do cadastro, acesso as informações e mais, o MEC elaborou um Manual que pode ser consultado no Link.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.