MEC está com inscrições abertas no Programa de Bolsa Permanência que oferece auxílio financeiro aos estudantes. Podem se inscrever indígenas e quilombolas matriculados em cursos de nível superior.
O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa Permanência voltada aos estudantes de nível superior federais indígenas e quilombolas.
O objetivo dessa iniciativa é descrito pelo MEC:
“Minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.
Programa de Bolsa Permanência do MEC
O valor da bolsa não foi informado pelo órgão, mas já se sabe que ele deve ser o mesmo, ou aproximadamente, ao que foi praticado no último edital, ou seja, R$ 900,00.
A definição do valor deve acontecer após a manifestação técnica das Secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação
Para participar o estudante precisa atender a todos os requisitos listados abaixo:
- Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
- Ter assinado o Termo de Compromisso;
- Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.
Além, é claro, de ser comprovadamente quilombola ou indígena. Beneficiários de outras bolsas ou auxílios podem se inscrever, como afirma o MEC na portaria do programa:
“A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche criados por atos próprios das instituições federais de ensino superior”.
Inscrições
Os interessados em receber esse benefício devem realizar o cadastro diretamente no site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência até 28 de fevereiro.
Até o dia 31 de março as instituições de ensino deverão fazer a análise da documentação dos candidatos e a comprovação da veracidade das informações.
Para auxiliar os estudantes na realização do cadastro, acesso as informações e mais, o MEC elaborou um Manual que pode ser consultado no Link.
Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.