IPVA 2022: cota única e primeira parcela já começaram a vencer no RJ; confira tabela

O calendário de vencimentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Rio de Janeiro em 2022 já está em vigor. Por hora, os vencimentos são direcionados aos contribuintes que optaram por quitar a dívida em cota única. 

IPVA 2022: cota única e primeira parcela já começaram a vencer no RJ; confira tabela
IPVA 2022: cota única e primeira parcela já começaram a vencer no RJ; confira tabela. (Imagem: FDR)

Ontem, por exemplo, foi a vez dos proprietários de veículos com placa final 1 efetuar o pagamento do valor total do imposto. É importante mencionar que, no Rio de Janeiro, a cota única é beneficiada por um desconto de 3% sobre o valor total do tributo. 

Já nesta terça-feira, 25, é a vez dos contribuintes cuja placa do veículo de sua propriedade termina em 2. É importante explicar que a data de vencimento é a mesma para quem opta pela cota única ou pelo parcelamento, neste caso, a primeira parcela deve ser paga ainda hoje. 

No entanto, o pagamento do IPVA parcelado não concede nenhum desconto ao contribuinte, apenas possibilita que ele pague o tributo em três meses em valores iguais. No cenário da cota única, o calendário foi elaborado para prosseguir escalonadamente, concedendo descontos até o dia 9 de fevereiro.

Independentemente do formato de pagamento, é preciso emitir a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) através do Portal do IPVA pelo link: portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/. No site, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), para emitir o documento, que também pode ser obtido pelo site do Bradesco.

Durante a emissão da GRD, se o contribuinte desejar parcelar o valor total do IPVA ele deverá registrar esta escolha antes de imprimir a guia de pagamento em uma das páginas mencionadas. Destacando que o pagamento precisa ser efetuado no mesmo dia em que o documento foi emitido e impresso, basta procurar os bancos e correspondentes bancários autorizados, bem como casas lotéricas.

No Rio de Janeiro, não houve nenhuma alteração nas alíquotas incidentes sobre o valor final do IPVA. Isso quer dizer que os percentuais são cobrados da seguinte maneira:

  • 1,5% para automóveis com até três anos de fabricação usados em locação;
  • 1% para caminhões, caminhões tratores e táxis;
  • 1,5% para veículos híbridos ou a GNV;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, motonetas, ônibus e automóveis a álcool;
  • 3% para caminhões com capacidade para transportar até três pessoas;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas, inclusive a gasolina ou a diesel, com exceção dos utilitários. 

Veja a seguir o calendário de vencimentos do IPVA do Rio de Janeiro em 2022:

 

Final da Placa Cota única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
0 21 de janeiro 21 de fevereiro 23 de março
1 24 de janeiro 23 de fevereiro 25 de março
2 25 de janeiro 24 de fevereiro 28 de março
3 26 de janeiro 25 de fevereiro 29 de março
4 27 de janeiro 3 de março 4 de abril
5 28 de janeiro  4 de março 5 de abril
6 31 de janeiro 7 de março 6 de abril
7 1 de fevereiro 8 de março 7 de abril
8 2 de fevereiro 9 de março 8 de abril
9 3 de fevereiro 10 de março 11 de abril

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.