Além do Enem, conheça os principais exames e avaliações aplicados pelo INEP

Pontos-chave
  • O INEP é responsável pelos principais exames do país.
  • Enem, Encceja, Revalida, Enade e outros são aplicados pelo órgão.

O INEP é responsável pela aplicação de várias provas no Brasil, sendo que a mais conhecida o Enem. Conheça quais são os exames e avaliações sob responsabilidade do instituto e confira seus calendários.

Além do Enem, conheça os principais exames e avaliações aplicados pelo INEP
Além do Enem, conheça os principais exames e avaliações aplicados pelo INEP (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal está vinculada com o Ministério da Educação (MEC) e é responsável pela aplicação de vários exames e a avaliações.

Essas provas vão desde a análise do nível de aprendizado dos estudantes da educação básica, até um dos principais instrumentos de ingresso no ensino superior no país, o Enem; conheça cada um deles e as datas de aplicação que foram divulgadas.

ENEM

Criado em 1998, inicialmente o Exame Nacional do Ensino Médio tinha a finalidade de avaliar o desempenho/nível de aprendizagem dos estudantes do ensino médio, no entanto, em 2011 o exame foi reformulado e passou a ser utilizado para ingresso no ensino superior.

O Enem atualmente a prova mais conhecida aplicada pelo INEP e o principal meio de iniciar um curso de graduação, inclusive já substitui o tradicional vestibular em algumas instituições.

Veja abaixo as datas desse ano de 2022 que já foram divulgadas:

Encceja

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita aplicada uma vez ao ano e que possibilita que os brasileiros concluam a educação básica, ensino fundamental e médio.

Podem participar dela aquelas pessoas que não concluíram essas etapas na idade certa, ou seja, quem tem mais de 15 anos e não terminou o ensino fundamental e acima de 18 e deseja concluir o médio.

As provas acontecerão em:

Revalida

Realizado anualmente, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos tem a finalidade de possibilitar que as pessoas formadas em medicina fora do país possam atuar profissionalmente no Brasil.

O que acontece com a validação do diploma obtido em instituição superior estrangeira e reconhecida.

O exame acontece em duas etapas: na primeira os inscritos participam de uma prova teórica enquanto que na segunda são realizados exames práticos, com anamnese.

Para esse ano o exame deve seguir as datas abaixo:

Além do Enem, conheça os principais exames e avaliações aplicados pelo INEP (Imagem: FDR)
Além do Enem, conheça os principais exames e avaliações aplicados pelo INEP (Imagem: FDR)

Enade

O exame é aplicado aos estudantes que estão iniciando ou terminando os cursos de graduação no país, sejam eles de licenciatura bacharelado ou superiores de tecnologia.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes não avalia o estudante em si, mas de acordo com o desempenho dos participantes a qualidade do ensino superior é avaliada; em 2022 o exame acontece na seguinte data:

Lembrando que esse é um dos exames obrigatórios aplicados pelo INEP.

Pisa

Realizado a cada três anos, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é aplicado aos estudantes com 15 anos, idade em que na maioria dos países os adolescentes já concluíram a educação básica.

Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é aplicado semestralmente no Brasil e tem a função de certificar a proficiência em língua portuguesa.

ICCS

International Civic and Citizenship Education Study, como o próprio nome já diz, o exame é internacional e aplicado pela Educational Achievement (IEA).

Sua principal função é relatar o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre conceitos e questões sobre a cidadania e cidadania, bem como suas crenças, atitudes e comportamentos em relação a esse domínio

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile