Concurso Literário Novos Escritores é oportunidade para jovens autores; saiba mais

Inscrições abertas para concurso Literário Novos Escritores criado pelo Governo Federal. O tema é livre e cada participante pode produzir um conto; confira os critérios e como participar.

Concurso Literário Novos Escritores é oportunidade para jovens autores; saiba mais
Concurso Literário Novos Escritores é oportunidade para jovens autores; saiba mais (Imagem: FDR)

Governo Federal lançou iniciativa que vai revelar novos talentos na literatura brasileira, o Concurso Literário Novos Escritores.

A iniciativa é realizada através da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (DIMECA) e da Biblioteca Blanche Knopf.

Concurso Literário Novos Escritores

Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter entre 18 e 25 anos;
  • Escrever um conto inédito (em meio impresso ou digital) com tema livre;
  • Produzir o conto em língua portuguesa com até quatro páginas;
  • Residir em um dos nove estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe;
  • Não possuir publicação mesmo de que forma independente.

Além desses critérios, o texto produzido não pode ferir os direitos humanos nem mesmo incitar ou praticar qualquer tipo de preconceito.

Confira o calendário do concurso:

  • Período de inscrições – 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022.
  • Avaliação das documentações pela Equipe da Biblioteca – 15 e 16 de fevereiro de 2022.
  • Avaliação pela Comissão Julgadora – 17 de fevereiro a 25 de março de 2022.
  • Publicação do resultado dos vencedores do Concurso Literário Novos Escritores no Diário Oficial da União – 30 de março de 2022.
  • Evento de entrega dos prêmios – 29 de abril de 2022 (evento em comemoração aos 80 anos de nascimento do escritor Maximiano Campos).

Após a divulgação dos premiados, os escritores dos 25 melhores contos terão 30 dias para assinarem o contrato com a Editora Massangana, responsável pela publicação da coletânea de vencedores.

Além disso, os três primeiros colocados receberão prêmios que variam entre R$ 2 mil e R$ 6 mil.

Inscrições

É um jovem escritor e se interessou pela oportunidade de publicar seu trabalho?

Então, participe desse concurso cultural, para isso é necessário fazer a inscrição virtual através do site da Fundação Joaquim Nabuco.

Para saber mais, consulte o Edital.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.