Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos

Se você é morador da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e trabalha na área da cultura, tem até hoje (24) para solicitar o valor de R$ 800 do auxílio emergencialDe acordo com o edital disponibilizado pela Prefeitura Municipal, existem pelo menos 500 vagas para beneficiar o público alvo.

Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos
Auxílio Emergencial: Grupo exclusivo tem até hoje (24) para solicitar pagamentos (IMAGEM: FDR)

O programa surgiu após uma ação entre o governo municipal e estadual, e pretende contemplar os que foram atingidos com os efeitos da pandemia. Ficam disponíveis para contemplação R$ 400 mil, ao todo.

Desse valor, R$ 300 mil vieram do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado (FAC-RS), e mais R$ 100 mil dos cofres da própria prefeitura de Santa Cruz do Sul. A ideia é que sejam beneficiados os primeiros 500 inscritos no projeto. 

Inscrições no auxílio emergencial da cultura

De acordo com o edital que foi publicado no site da prefeitura municipal, podem se inscrever no auxílio emergencial aqueles que se enquadram como artistas da:

  • Artes circenses;
  • Dança;
  • Teatro;
  • Artes visuais;
  • Artesanato;
  • Audiovisual;
  • Carnaval;
  • Cultura alimentar gastronomia;
  • Cultura digital;
  • Cultura de povos originários e tradicionais;
  • Cultura popular;
  • Design;
  • Diversidade linguística;
  • Fotografia;
  • Literatura;
  • Moda;
  • Museus e espaços de memória;
  • Música;
  • Patrimônio cultural.

As inscrições seguem abertas presencialmente até ás 14h desta segunda-feira, 24. Mas atenção, pois é necessário agendar a presença por meio do site do município de Santa Cruz do Sul (acesse por aqui). Ou, através do telefone de contato: (51) 3717-3674. 

Vale lembrar que para concorrer a parcela única de R$ 800 o artista deve comprovar que possuí mais de 18 anos. Além disso, deve estar ativo no Cadastrado no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC).

Ao agendar sua presença para inscrição diretamente no pátio da prefeitura, o cidadão deve comparecer portando os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição – (com materiais que comprovem a atuação cultural do candidato);
  • Cópia simples de documento de identificação com foto e do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da Certidão Negativa de Débito ou Documento de Regularidade para com a Fazenda Pública Municipal até 20 de março de 2020 (pessoa física).

A seleção vai usar como critério a ordem de inscrição no programa, e deve publicar a lista de aprovados a partir do dia 2 de fevereiro de 2022. O pagamento acontecerá em até 15 dias após a assinatura do contrato. 

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]