IPVA SP 2022: último grupo tem desconto de 9% até hoje (21); desconto cai para 5% em fevereiro

Hoje (21) é o último para proprietários de veículos do estado de São Paulo conseguirem o desconto de 9% no IPVA 2022. O governo está oferecendo este ano três possibilidades de desconto, sendo que o desconto maior ficou reservado para os pagamentos da cota única feitos ainda em janeiro.

Os proprietários receberam datas diferentes para pagar a cota única, conforme o número final da placa, começando pelas placas de final 1, em 10 de janeiro. Nesta sexta-feira, vencem os pagamentos do último grupo, de placa final 0 (zero). Veja como ficou:

Calendário de pagamentos do IPVA SP 2022 - parte 1
Calendário de pagamentos do IPVA SP 2022 - parte 2
Imagem: FDR

Além da opção de pagamento da cota única em janeiro, também é possível pagar a cota única em fevereiro (ou abril, no caso de caminhões e caminhonetes) e parcelar em 5 vezes. Nesses casos, o desconto diminui para 5% do IPVA 2022.

Conforme pode ser observado acima, o cronograma de pagamentos é diferente, conforme o tipo de veículo, sendo dado um prazo maior para os proprietários de caminhões e caminhonetes.

Quem adquirir um veículo novo terá também a possibilidade de desconto de 3% se pagar o imposto integralmente até 5 dias depois da aquisição. Por outro lado, os contribuintes desse grupo não terão desconto se optarem por parcelar.

Neste ano, o IPVA de São Paulo trouxe algumas novidades, destacando-se o número maior de parcelas, cinco. Anteriormente, os contribuintes só podiam parcelas em três vezes.

Como consultar e pagar o IPVA SP 2022

Outra novidade é a possibilidade de consultar o valor do IPVA 2022 pelo app Poupatempo. Para isso, basta clicar em “Serviços”, depois em “Veículos” e “IPVA”.

A consulta também está disponível no site da Secretária de Fazenda, agências, apps e internet banking dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander). Nesses últimos casos, basta informar o Renavam. O número do Renavam também deve ser usado na hora de fazer o pagamento, nas agências e canais digitais dos bancos conveniados.

O IPVA 2022 teve reajuste?

Não houve reajuste no valor das alíquotas, que continuam funcionando da seguinte forma:

  • Carros de passeio em geral: 4%
  • Veículos movidos somente a gás ou eletricidade: 3%
  • Motos, ônibus, micro-ônibus, caminhonetes e maquinário pesado: 2%
  • Caminhões: 1,5%

Além disso, há isenção do imposto para veículos com mais de 20 anos e pessoas com deficiência (PCD).

Por outro lado, o IPVA 2022 deve ficar mais caro para a maioria dos proprietários, devido ao aumento do valor venal dos veículos em São Paulo, que foi de 22,5% em média no ano passado.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.