Seis investimentos superaram a inflação nos últimos 10 anos; confira quais foram

A inflação tem sido um problema constante na vida dos brasileiros. Este cenário vem impactando diversas áreas financeiras, inclusive os investimentos. Na última década, apenas seis investimentos superaram a inflação. O levantamento foi realizado pela Economatica, e divulgado pelo InvestNews.

Seis investimentos superaram a inflação nos últimos 10 anos; confira quais foram
Seis investimentos superaram a inflação nos últimos 10 anos; confira quais foram (Imagem: Montagem/FDR)

Em 2021, a inflação oficial do país, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,06%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a maior alta anual desde 2015, quando ficou em 10,67%.

Por conta deste cenário adverso, muitos investidores passam a procurar aplicações financeiras com rendimento acima da inflação.

Seis investimentos superaram a inflação nos últimos 10 anos

Para chegar aos investimentos que estiveram a cima da inflação na última década, foram levantados os retornos reais ajustados pela inflação de nove classes de ativos.

O período considerado foi de novembro de 2011 a novembro de 2021. Os ativos com as maiores rentabilidades foram os de maior volatilidade.

De acordo com a Economática, estes foram os ativos com os maiores retornos reais, já descontando a inflação:

  • Ouro: retorno real de 75,40%
  • Dólar: retorno real de 72,99%
  • Títulos púbicos atrelados ao IPCA: retorno real de 63,07%
  • Fundos multimercados: retorno real de 45,46%
  • Euro: retorno real de 44,49%
  • Índice de fundos imobiliários: retorno real de 27,92%
  • CDI (Certificado de Depósito Bancário): retorno real de 24,41%

O ouro, primeiro lugar da lista, mesmo que seja um ativo de proteção, não significa que ele proteja sempre da inflação. Na última década, esse ativo teve rentabilidade real abaixo da inflação em três anos — inclusive em 2021 (-7,32%).

O maior resultado do ouro foi em 2020, quando registrou rentabilidade real de 49,19%. Este desempenho acompanhou o início da pandemia de coronavírus. Geralmente, esse ativo, é indicado em situações de instabilidades. Nestes períodos, há uma procura maior pelo ouro — de modo a causar uma valorização.

O principal índice do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa, quase empatou com a inflação no período. O retorno real do índice foi de -0,11 na última década.

Ao considerar a popança, aplicação financeira mais conhecida entre os brasileiros, apresentou retorno real de -3,66% no período.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.