IPTU 2022: moradores de SP já podem consultar e pagar imposto; saiba como

Os contribuintes que residem na capital paulista já podem fazer a consulta do valor a ser pago pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Para isso, basta acessar os canais oficiais da Prefeitura de São Paulo pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2022.

IPTU 2022: moradores de SP já podem consultar e pagar imposto; saiba como
IPTU 2022: moradores de SP já podem consultar e pagar imposto; saiba como. (Imagem: FDR)

Após acessar o site, basta selecionar a opção “Consulta da Emissão Geral” e “2ª Via do IPTU” e se preparar, pois está previsto para começar nesta quarta-feira, 19, o envio das notificações sobre o imposto por parte da Secretaria Municipal da Fazenda. As notificações devem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro. 

Em 2022, o vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU está previsto para o mês de fevereiro para todos os contribuintes. No entanto, há a exceção daqueles que derem preferência pelo envio a administradoras. Neste caso, o vencimento acontecerá no dia 20 de março. 

Posteriormente, a emissão das notificações aos contribuintes isentos terá início no dia 12 de fevereiro. É essencial que os contribuintes tenham a atenção redobrada, pois este ano a Prefeitura de São Paulo não fará o envio mensal dos boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. 

A princípio, eles serão notificados sobre o lançamento do imposto junto à alternativa de pagamento da cota única ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pelo parcelamento, posteriormente receberão um formulário único e padrão com todas as guias de pagamento do IPTU de São Paulo 2022. Estes mesmos boletos podem continuar a serem pagos todos os meses, de acordo com as datas de vencimento de cada parcela. 

Vale mencionar que o pagamento da cota única concederá aos contribuintes um desconto de 3% sobre o valor total do tributo. Destacando que a vantagem de efetuar o pagamento do IPTU à vista é evitar o esquecimento desta obrigação e, por consequência ter que arcar com os encargos por atraso. 

O pagamento do IPTU de 2022 em São Paulo pode ser efetuado em terminais de autoatendimento pelo internet banking dos bancos conveniados. Quem optar por este canal não precisa se preocupar em imprimir o documento, basta informar o número de cadastro do imóvel. Também é possível quitar o imposto em guichês de caixa e em casas lotéricas, mas nestes casos é preciso ter o documento impresso. 

Além do mais, o imposto também pode ser pago por débito automático, alternativa que se mantém válida para quem recorreu a ela em anos anteriores. Caso este seja o primeiro pagamento via débito automático, será preciso realizar o pagamento da primeira parcela pelos canais normais até a data de vencimento. Posteriormente, os descontos passarão a ser feitos da segunda parcela em diante.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.