SiSU 2022: Universidades do Espírito Santo terão mais de 4 mil vagas; saiba como se candidatar

Duas instituições federais do Espírito Santo devem ofertar mais de 4 mil vagas em cursos de graduação no SiSU 2022. A expectativa é de que a seleção desse primeiro semestre aconteça entre fevereiro e março.

SiSU: universidades do Espírito Santo terão mais de 4 mil vagas; saiba como se candidatar
SiSU: universidades do Espírito Santo terão mais de 4 mil vagas; saiba como se candidatar (Imagem: FDR)

Estudantes do Espírito Santo terão mais de 4 mil vagas para concorrer no Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre de 2022.

Esse número considera apenas as oportunidades em instituições federais.

Lembrando que há também oferta de vagas nas universidades estaduais.

Já que o programa é voltado à seleção de estudantes para instituições públicas de todo o país, desde que elas façam a adesão.

SiSU no Espírito Santo

Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a previsão é que sejam ofertadas 2.776 vagas, possivelmente em todos os quatro campis: Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus.

Atualmente, o SiSU é a única forma de seleção de estudantes adotada pela Universidade.

Já no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão ofertadas 1.949 vagas em cursos de graduação nos campi de:

Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Vale lembrar que as duas instituições devem contar com o sistema de reserva de vagas.

Como conseguir uma vaga pelo SiSU?

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 e está em busca de uma forma de ingresso no ensino superior, o SiSU pode ser uma boa oportunidade.

Isso porque, como ele, você pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país, usando uma única nota e sem precisar se descolar para fazer prova de vestibular.

O sistema estabelece apenas duas condições para a participação dos candidatos: não ter zerado nenhuma das provas (objetivas ou redação) e não ter feito o ENEM na condição de treineiro.

Mesmo sem nota mínima para se candidatar, é importante lembrar que o sistema conta com notas de corte.

Que é a nota mínima para um candidato entrar em um determinado curso em uma universidade específica.

Além disso, as instituições podem estabelecer notas e pesos para a inscrição dos candidatos.

Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.