- Escolha o cursinho de acordo com o seu objetivo.
- O percentual de aprovação é um termômetro.
- Equipe de professores e material devem ser considerados na escola.
Temporada de vestibular pode deixar os estudantes bastante preocupados, afinal, é um passo importante para o futuro. Mas, se você não conseguir a aprovação agora, as nossas dicas podem te ajudar na sua preparação para a próxima seleção.
O início do ano é sempre de bastante tensão para os estudantes.
Pois, é a época em que eles recebem o resultado das seleções que fizeram no final do ano anterior ou participam de novas provas.
O momento de prova por si só já é bastante estressante e a reprovação é comum e não pode ser motivo para desistir.
Pensando nisso, fizemos uma seleção com as melhores dicas para você escolher o seu próximo cursinho e se preparar.
Entenda que o cursinho não é responsável 100% pela sua aprendizagem
Essa frase pode soar estranha em um primeiro momento.
Mas, é importante que você, enquanto estudante assuma responsabilidade sobre o seu aprendizado.
O que isso quer dizer? Significa que você não pode contar apenas com as aulas, é necessário ter o seu momento de estudo fora do ambiente de sala de aula; é preciso fazer revisão, participar dos plantões.
E até mesmo, se for o caso, procurar materiais complementares. Não dá para jogar 100% da responsabilidade nas costas do seu professor e esperar pela aprovação; dito isso, vamos para as nossas dicas.
Faça uma pesquisa
Se você acompanha as nossas dicas, deve ter percebido que adoramos fazer listagem, elas ajudam a definir a melhor opção para cada situação. Seguindo esse pensamento, pesquise opções de pré-vestibulares na sua cidade.
Procure indicações de pessoas confiáveis, caso esteja em busca de aulas virtuais, pesquise a reputação da empresa, principalmente para saber se ele oferece o suporte que você precisa.
Visite a instituição
Após pesquisar quais as opções disponíveis, faça uma visita.
Inclusive, durante a pandemia esse procedimento tem sido feito de forma mais tranquila, já que é necessário fazer um agendamento.
Durante essa visita você terá a oportunidade de conhecer a estrutura física da instituição, saber quem são os professores (inclusive esse é ponto que atrai bastante os estudantes.
Escolha o tipo de curso que melhor se encaixa no seu objetivo
Algumas empresas oferecem vários tipos de curso, como:
Exclusivos para candidatos à medicina, onde o foco são as disciplinas que possuem mais pesos.
Há também os cursos intensivos, neles a carga horária de estudo é maior, ou seja, o estudante vai precisar de mais tempo para se dedicar.
Observe as ferramentas de ensino
Durante a sua visita você pode perguntar sobre quais ferramentas são usadas para auxiliar o ensino/aprendizagem.
O mais comum é que os cursinhos preparatórios para o vestibular façam uso de simulados, apostilas, plantão de dúvidas, entre outros.
Mas, há também aqueles que dispõe de psicólogos, conteúdos digitais e recursos que ajudam o estudante no seu momento de estudo em casa.
Um ponto central que você precisa levar em consideração é o seguinte:
Dúvidas vão surgir e nem sempre há como tira-las durante a aula, ou seja, o plantão de dúvidas é um item fundamental.
Fique atento à aprovação
Nada é considerado um termômetro melhor do sucesso de uma empresa do que os resultados alcançados por ela; nos cursos preparatórios não é diferente, inclusive, você pode ter uma noção do índice de aprovação através das redes sociais.
Afinal, essa é uma ferramenta importante de divulgação do trabalho e a maioria das instituições fazem publicações dos aprovados.
Quantidade de alunos por sala
Em tempos “normais” esse é um item importante por conta da aprendizagem, afinal, se há um número menor de estudantes é mais fácil de ser ouvido e de se tirar as dúvidas.
Durante a pandemia então essa é uma das questões mais importantes, afinal, diversas medidas de biossegurança ainda são necessárias, uma delas é o distanciamento; até porque ninguém quer ficar doente e ser impossibilitado de participar das seleções.
Fique bem informado com a editoria de Carreiras do FDR.