Quais os principais obstáculos para obter uma vida financeira melhor? Pesquisa responde

Em meio a crise econômica intensificada pela pandemia da Covid-19, para a maioria da população, se tornou ainda mais difícil desviar dos obstáculos e obter uma melhor condição financeira.

A cada ano, ascender financeiramente se torna um desafio ainda maior. Mas segundo pesquisa realizada pela Jeitto, uma fintech de crédito com foco nas classes C e D, o brasileiro quer organizar suas finanças.

Ainda de acordo com a pesquisa, as classes C e D ainda são muito dependentes do crédito extra e as dívidas são os principais obstáculos para organizar a vida financeira.

Planejamento financeiro se perde em meio aos boletos

A startup Jeitto concede limite de crédito para pagamentos de compras on-line e em sua pesquisa feita com mais de 800 pessoas, foi possível identificar que 35% dos clientes utilizam o dinheiro para pagar contas básicas, como água, luz e telefone.

O estudo revela ainda que o público possui planejamento financeiro para o mês, mas que não conseguem dar andamento com a chegada dos boletos. Muitos contam com o crédito da empresa para quitar dívidas e complementar a renda mensal.

Diante das perguntas feitas na pesquisa, 35% das respostas referentes às preocupações de todos os meses foram sobre pagar todas as contas, em seguida com 21% os entrevistados responderam se preocuparem com ter dinheiro para as despesas de alimentação e mercado. Ao menos 11% afirmaram ter medo de precisar pedir  dinheiro emprestado para lidar com imprevistos.

Os entrevistados responderam sobre os objetivos para os próximos seis meses e economizar dinheiro e expandir o negócio empatando com 16% cada. Reformar a casa vem logo em seguida com 15%.

Como os clientes usam o crédito da Jeitto

A pesquisa também estava interessada em mapear como é utilizado o crédito proporcionado pela startup, 28% utilizam o dinheiro para quitar contas necessárias, 18% afirmam que o crédito é um valor extra que complementa a renda, 12% paga contas básicas, como alimentação e saúde.

Educação financeira já é realidade entre os entrevistados

A educação financeira faz parte da vida dos entrevistados pela Jeitto, guardar dinheiro todo o mês é uma realidade para 33%, de acordo com as respostas o objeto é guardar mesmo que a quantia seja pouca.

A resposta mostra que grande parcela possui noções de  educação financeira e tem como obstáculo os boletos que estão cada dia mais altos.

Quando questionados sobre os obstáculos da vida financeira, 31% diz ter uma renda considerável, mas que não consegue se organizar. Já 26% revela ter dívidas e esse ser um grande problema, 17% diz que o dinheiro é contado para pagar os boletos mensais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.