Conheça o Cruzeiro Token, a moeda digital do time de futebol mineiro

O Cruzeiro Token, moeda digital do time mineiro, é uma oportunidade para a nação azul investir nos direitos do dinheiro recebido pelo Clube.

O time que enfrenta um momento de crise financeira, foi recentemente comprado pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno e adotou o mercado das criptomoedas. O clube criou o Cruzeiro Tokeni sua própria moeda.

 Token é uma fração digital de um ativo real que possua valor comercial. A moeda do Cruzeiro representa uma parte dos direitos do dinheiro recebido pelo time através do Mecanismo de Solidariedade que está ligado aos atletas formados pelo clube.

Como funciona o Mecanismo de Solidariedade

As pessoas que comprarem um criptoativo do Cruzeiro irão adquirir também direitos do Mecanismo de Solidariedade dos jogadores da equipe. O mecanismo da FIFA recompensa clubes que financiam jogadores que estão no início da carreira. Sendo assim, quem possui o Cruzeiro Token possui acesso a parte da porcentagem que o clube recebe em cada negociação dos jogadores que se formaram na base.

O valor recebido é proporcional a quantidade de token adquiridos. É importante ressaltar que após um jogador formado pelo Cruzeiro sair do clube, a porcentagem da venda apenas será recebida por quem possui Cruzeiro Token depois da segunda venda do atleta.

Venda de tokens

Além de poder comprar a moeda desembolsando o valor mínimo de R$ 25, é possível ainda vender seus tokens. A revenda de Cruzeiros Tokens podem ser feitas através de uma plataforma especializada. A Liqi e o Cruzeiro possuem parceria com a BitPreço, plataforma onde os usuários podem negociar seus tokens.

Criptomoedas no futebol

As moedas digitais estão cada vez mais inseridas no contexto do futebol. O mercado da bola tem investido em criptoativos que além de gerar engajamento com a torcida, estimulam a economia dos times.

Alguns dos clubes brasileiros que já adotaram a estratégia e lançaram suas criptomoedas foram o Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Santos e São Paulo.

Além do retorno financeiro que o investimento financeiro nas criptomoedas promete aos torcedores, alguns clubes oferecem outras possibilidades como a compra de camisas da loja oficial, lanches e bebidas do estádio, ingressos, entre outros.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.