INSS anuncia testes de perícia médica online; como processo vai funcionar?

A mais recente novidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a realização de perícia médica por telemedicina. Isto é, sem contato físico entre o perito e o segurado, tudo feito de forma online e remota. A decisão veio após a publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 13.

INSS anuncia testes de perícia médica online; como processo vai funcionar?
INSS anuncia testes de perícia médica online; como processo vai funcionar? (Imagem: Montagem / FDR)

O uso da telemedicina na perícia médica cumpre uma ordem do Tribunal de Contas da União (TCU). E no mesmo dia, o INSS ainda suspendeu as perícias que faziam parte do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, devido ao aumento de casos por Covid-19.

Mas atenção, a novidade não terá início imediato em todas as unidades da Previdência Social. Na verdade, valem apenas para as prefeituras que possuem o Acordo de Cooperação Técnica – ACT.

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, apenas o município de Vassouras é que vai realizar o procedimento de forma online porque tem esta autorização.

De acordo com o Jornal Extra, ao todo 10 prefeituras municipais podem colocar em prática a telemedicina. São elas: Francisco Morato (SP); Minas Novas (MG); Vassouras (RJ); Santo Augusto (RS); Olhos D’Água das Flores (AL); Corrente (PI); Pedro Gomes (MS); Ji Paraná (RO); Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).

Além disso, o decreto não indicou a data de início da perícia online, mas previu que o projeto piloto dure pelo menos 90 dias.

Ao anunciar esta alternativa contra a suspensão da perícia médica presencial, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, disse acreditar que o processo online vai diminuir os efeitos da falta de 10 mil servidores do INSS.

Este número é o de funcionários que se aposentaram, mas não foram substituídos. Logo, defasaram a equipe da Previdência e de análise de pedidos.

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, informou que mais de 50% dos pedidos feitos no Instituto são motivados por algum benefício por incapacidade. Logo, deixar de fazer a perícia médica é extremamente grave para o funcionamento do sistema.

Como vai funcionar a perícia do INSS por telemedicina?

Como foi dito, ainda não foram publicados detalhes sobre o procedimento online e nem mesmo a data de início das perícia médicas por telemedicina. O que se sabe é que devido a cobrança do próprio INSS sobre a regularização dos benefícios, os cidadãos não devem ficar desamparados.

A ideia é que a perícia seja feita por vídeo chamada, mas ainda vai precisar de agendamento e de apresentação de documentos. Um médico autorizado pelo INSS é quem vai examinar o paciente, mesmo que de longe, e apenas ele poderá laudar o segurado de acordo com a situação apresentada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com