Covid-19: Vacinação infantil está com o pré-cadastro aberto em SP e Recife; veja como fazer

Foi liberado nesta quarta-feira, 12, o pré-cadastro para a vacinação infantil no Estado de São Paulo (SP). O anúncio foi feito pelo governador João Doria, que mencionou o portal Vacina Já como plataforma apta ao procedimento. 

O site é responsável por reunir todos os dados referentes à campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado. Na oportunidade, o governador ressaltou que todos os pais já podem se mobilizar para inscrever os filhos na faixa etária de 5 a 11 anos no sistema. 

Para isso, basta acessar o site do governo e inserir todos os dados solicitados pela plataforma. Doria ressaltou que todo o Estado de São Paulo já está preparado para dar início à vacinação infantil de modo rápido e ágil diariamente. 

A previsão é para que o primeiro lote de vacinas da Pfizer exclusivas para crianças seja entregue pelo Governo Federal até o final desta quinta-feira 13. A Pfizer é a única que recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em crianças. 

Na estimativa feita pela coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, Regiane de Paula, a campanha de imunização da faixa etária deve começar entre os dias 14 e 15 de janeiro, respectivamente, na próxima sexta e segunda-feira. 

“As carteiras vacinais já foram distribuídas. Já estamos prontos para receber a vacina do Ministério da Saúde”, afirmou a secretária. No entanto, ela destacou que o quantitativo inicial repassado pelo Governo Federal “é pequeno”, pois consiste em apenas 248 mil doses. 

Enquanto isso, a estimativa no âmbito federal é que sejam recebidas 4,3 milhões de doses pediátricas da Pfizer até o final do mês de janeiro, além de outras 7,2 milhões ded vacinas em fevereiro e 8,4 milhões de doses em março. Hoje, cerca de 20 milhões por todo o Brasil compõem a faixa etária mencionada, logo, estão aptas à vacinação infantil.

Na última semana, o governador João Doria já havia afirmado que o estado tem capacidade de incluir todas as crianças de 5 a 11 anos na vacinação infantil, aplicando nelas a primeira dose dentro do prazo de três semanas. “Quanto mais rápido vacinarmos as crianças, mais protegidas elas estarão”, disse o governador. 

Para que a vacinação infantil se tornasse possível, foi preciso ministrar doses da Pfizer em uma quantidade reduzida a um terço para essas crianças. Além do mais, os frascos do imunizante serão diferenciados com a cor laranja, para facilitar a distinção entre a dosagem a ser aplicada em adultos. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.