Fusão entre Carrefour e outro supermercado francês pode estar à caminho; confira

O Grupo Carrefour, um dos maiores grupos varejistas do ramo alimentício do mundo, está aberto a avaliação de uma outra proposta de fusão com a Auchan, sua concorrente francesa, se melhores condições como o aumento do percentual pago em dinheiro e também em relação ao projeto da nova companhia sejam apresentadas. O grupo analisa ainda, o prêmio que a Auchan pagaria a eles na transação.

A concorrente do Carrefour estaria elaborando uma proposta nova para a compra do grupo, que foi possível graças a entrada de fundos de investimentos no planejamento da operação, ponto que não só o Carrefour já tinha ciência, como seu próprio CEO viu de perto a aproximação entre a Auchan e os fundos, entre eles o fundo americano KKR e o CVC Capital.

Em 2021, a Auchan e o Carrefour já haviam conversado, ocasião em que o prêmio que seria pago na negociação era de cerca de 40% sobre o valor das ações, mas, a parcela que seria paga em dinheiro foi um dos motivos que fizeram a conversa perder força, além do valuation baixo para a Auchan, na opinião dos controladores. Desta forma a entrada dos fundos de investimentos se mostrou tão importante para o avanço das negociações.

O Brasil não faz parte dos países em que a Auchan atua. Por aqui, o mercado é liderado pelo Carrefour e Casino, proprietário do Grupo Pão de Açúcar e Assaí. A família controladora da Auchan, os Mulliez, são por sua vez, donos de negócios como Leroy Merlin, Decathlon e Boulanger, de eletrodomésticos. 

A empresa francesa conseguiu a vender cerca de 32 bilhões de euros em 2020, com 50% de seus negócios na França e em outros 13 países. O Carrefour, apresentou 79 bilhões de euros em vendas no mesmo ano.

Esta foi a segunda tentativa da Auchan de adquirir o Carrefour. No ano passado, a empresa chegou a ofertar cerca de 16,6 bilhões de euros pelo grupo varejista. 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.