É possível pagar o IPVA 2022 com o Banco Inter?

Todos os anos, os proprietários de veículos são obrigados a efetuar o pagamento de determinadas obrigações, como do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Por tempos, apenas as agências de bancos tradicionais e casas lotéricas eram autorizados a recolher este tributo, mas a situação tem mudado com o passar do tempo. 

É possível pagar o IPVA 2022 com o Banco Inter?
É possível pagar o IPVA 2022 com o Banco Inter? (Imagem: FDR)

Diante da evolução dos meios tecnológicos e a expansão dos bancos digitais, o IPVA se tornou uma das obrigações que podem ser cumpridas por canais remotos. Um deles é a plataforma do banco Inter.

Contudo, antes de mais nada, é primordial que o contribuinte verifique junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do estado em questão se existe alguma restrição ou exclusividade quanto aos bancos conveniados. 

Se nenhuma exigência perante algum convênio bancário não for apresentada, basta acessar a conta digital do banco Inter para realizar o pagamento do IPVA. Ao contrário dos demais bancos, tradicionais e digitais, o banco Inter ainda não possui a alternativa de efetuar o pagamento utilizando o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

É importante mencionar que tanto as pessoas físicas quanto jurídicas vinculadas ao regime empresarial do Microempreendedor individual (MEI) podem pagar o IPVA pelo banco Inter. Basta que sigam este passo a passo.

  • Acesse sua conta através do aplicativo;
  • No menu, clique em PAGAMENTO;
  • Faça a leitura do código de barras ou insira a linha digitável caso não consiga usar o leitor;
  • Confirme se as informações do boleto estão corretas, selecione a data que deseja pagar e depois clique em “Continuar”;
  • Clique em “Realizar Pagamento”;
  • Depois será necessário autenticar a transação;
  • Pronto! O pagamento será realizado.

Se desejar, é possível compartilhar o comprovante de pagamento com terceiros. Lembrando que se tratando de pagamentos através de convênios, eles podem ser realizados até às 19h45 em dias úteis. 

Pagamentos concluídos deste horário em diante ou aos finais de semana e feriado serão processados apenas no próximo dia útil. Neste sentido, o sistema fará tentativas de pagamento na data programada. 

Mas na falta de saldo disponível na conta bancária, o processamento não será efetuado e novas tentativas continuarão a ser realizadas no decorrer do dia. A última será Às 19h segundo informações do próprio banco. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.